Questões Sobre O Fotoperiodismo - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (Vunesp-2009) O professor chamou a atenção dos alunos para o fato de que todos os ipês-roxos existentes nas imediações da escola floresceram quase que ao mesmo tempo, no início do inverno. Por outro lado, os ipês-amarelos, existentes na mesma área, também floresceram quase que ao mesmo tempo, porém já próximo ao final do inverno. Uma possível explicação para esse fato é que ipês-roxos e ipês-amarelos apresentam
- A) pontos de compensação fótica diferentes e, provavelmente, são de espécies diferentes.
- B) pontos de compensação fótica diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes.
- C) fotoperiodismos diferentes e, provavelmente, são de espécies diferentes.
- D) fotoperiodismos diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes.
- E) fototropismos diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes.
Resposta:
Alternativa "C". Esses ipês apresentam fotoperiodismo diferente, uma vez que sua floração ocorre em momentos diferentes do ano, coincidindo com as mudanças na duração dos dias.
2) (Fatecs-2007) Grupos de angiospermas das espécies I, II e III foram submetidos a tratamentos fotoperiódicos, manifestando os resultados descritos abaixo. Quando receberam diariamente 3 horas de luz e 21 horas de escuro, I não floresceu, mas II e III floresceram. Quando foram expostos a 10 horas diárias de luz e 14 horas de escuro, I e II floresceram, porém III não floresceu. Com base nesses dados, pode-se concluir acertadamente que I, II e III são, respectivamente, plantas
- A) de dia curto, neutras e de dia longo.
- B) de dia curto, de dia longo e neutras.
- C) neutras, de dia curto e de dia longo.
- D) de dia longo, neutras e de dia curto.
- E) de dia longo, de dia curto e neutras.
Resposta:
Alternativa “D”.
Planta I é de dia longo, visto que não floresceu quando submetida a 3 horas de luz e 21 horas de escuro. Planta II é neutra, pois floresceu sob ambas as condições de fotoperíodo. Planta III é de dia curto, pois floresceu somente quando submetida a 10 horas de luz e 14 horas de escuro.
3) Sabemos que existem plantas de dia curto, de dia longo e neutras. No verão, quais dessas plantas não florescem?
- A) plantas de dia curto.
- B) plantas de dia longo.
- C) plantas neutras.
- D) plantas de dia curto e de dia longo.
- E) plantas de dia longo e neutras.
Alternativa Correta:
A) plantas de dia curto. No verão, há um aumento na duração do dia, o que faz com que as plantas de dia curto não floresçam, pois requerem noites mais longas para iniciar o processo de floração.
4) O termo fotoperiodismo diz respeito:
- A) ao movimento do vegetal em direção à luz.
- B) ao crescimento voltado para a fonte luminosa.
- C) à resposta de um ser vivo às variações na duração dos dias.
- D) à duração da fotossíntese em uma planta.
- E) ao tempo de exposição da planta a uma fonte luminosa e sua relação com a fotossíntese.
Alternativa correta: C) à resposta de um ser vivo às variações na duração dos dias.
O termo fotoperiodismo se refere à capacidade de resposta de um organismo vivo, como plantas ou animais, às mudanças na duração do dia e da noite ao longo do ano. Essa resposta está relacionada à regulação de processos biológicos, como floração, reprodução, migração, entre outros, de acordo com a variação de luz natural que ocorre sazonalmente.