Continua após a publicidade..
(Cefet-PE) “Muitos medicamentos são lançados no mercado sem que passem por testes clínicos adequados e podem apresentar efeitos colaterais sérios e indesejáveis. Um dos melhores exemplos dos perigos envolvidos é o que ocorreu com o Rezolin, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2. […] Lançado em meio a uma campanha publicitária agressiva, o Rezolin foi consumido por cerca de 700000 americanos. Depois de três anos, noventa casos de cirrose, dez transplantes de fígado e sessenta e três mortes, essa bomba finalmente foi proibida.”
[
(Medicamentos condenados – Revista VEJA, Edição 2085, no. 44, de 5 de novembro de 2008)
,
O texto acima se refere a um medicamento usado para o controle da diabete mellitus. Sobre essa doença, é correto afirmar que:
]
- A) É causada pela deficiência na produção do hormônio insulina pelas ilhotas pancreáticas. Esse hormônio estimula a glicogênese no fígado e o aumento da absorção de glicose pelos tecidos, fazendo reduzir a glicemia.
- B) É causada pela deficiência na produção de insulina pelos ácinos pancreáticos e, consequentemente, pelo aumento da glicemia.
- C) Caracteriza-se pela elevada taxa de glicose no sangue (hiperglicemia), provocada pela insuficiência renal, que não consegue eliminar a glicose acumulada no sangue.
- D) Por apresentar uma elevada taxa de glicose no sangue, o portador da diabete mellitus deve ingerir diariamente uma dosagem do hormônio pancreático insulina que, agindo sobre o fígado, estimula a glicogenólise, fazendo diminuir a glicemia.
- E) A diabetes mellitus não possui nenhuma relação com a produção de hormônios pancreáticos. Assim sendo, a única forma de reduzir a glicemia é o controle na ingestão de açúcares.
Resposta:
Alternativa “A”: É causada pela deficiência na produção do hormônio insulina pelas ilhotas pancreáticas. Esse hormônio estimula a glicogênese no fígado e o aumento da absorção de glicose pelos tecidos, fazendo reduzir a glicemia.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário