Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre O Sistema Respiratório - Biologia - Vestibular Tradicional

Continua após a publicidade..

1) Desde o dia 07 de agosto último, uma lei estadual proíbe o fumo em ambientes fechados coletivos no Estado de São Paulo. A medida é bem vinda, pois se sabe que dentre os inúmeros problemas de saúde causados ou agravados pelo fumo, um deles é o fato de o monóxido de carbono (CO), presente na fumaça do cigarro,

  • A) causar irritação no epitélio das vias aéreas superiores, favorecendo infecções e dificultando o aporte de oxigênio aos pulmões.
  • B) provocar lesões nas paredes dos alvéolos, que se rompem e ampliam a superfície do tecido para trocas gasosas.
  • C) provocar lesões nas organelas das células das mucosas das vias aéreas e dos pulmões, o que é a causa primária do câncer.
  • D) provocar rigidez dos brônquios e do diafragma, comprometendo a capacidade de inspiração e expiração.
  • E) estabelecer uma ligação química com a hemoglobina, resultando em hemácias com baixo potencial de oxigenação.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

A molécula de monóxido de carbono (CO) une-se à hemoglobina, na hemácia, impedindo que se capte e transporte oxigênio para as células. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Continua após a publicidade..

2) Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2015, indicam que o número de fumantes no Brasil caiu 31% nos últimos nove anos. No entanto, o país ainda apresenta cerca de 20 milhões de habitantes sujeitos a um maior risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares devido ao tabagismo. Entre as principais doenças pulmonares relacionadas ao cigarro está o enfisema, que é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, na qual as paredes internas dos alvéolos pulmonares são destruídas. O indivíduo que sofre de enfisema apresenta respiração ofegante, com chiado e falta de ar, que se agravam à medida que a doença avança. Os sintomas do enfisema estão diretamente relacionados à função das estruturas pulmonares que são afetadas por essa doença. A função principal dessas estruturas é

  • A) produzir muco para revestir as vias aéreas e garantir a umidificação e purificação do ar inalado.
  • B) facilitar a passagem do ar até os bronquíolos, onde ocorre o processo de hematose.
  • C) permitir que ocorram as trocas gasosas entre o sangue e o ar que foi inalado.
  • D) promover o movimento de inspiração e expiração do ar.
  • E) sustentar a estrutura interna dos pulmões.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

A função dos alveólos pulmonares está contida na letra C, permitir que ocorram trocas gasosas entre o sangue e o ar que foi inalado. Os alveólos estão em contato com os capilares que recebem o O2 e passam CO2, que é eliminado na expiração.
Na opção A está descrita a função das glândulas mucosas. Já a B corresponde ao serviço prestado pela faringe, laringe, traqueia e brônquios, que transportam o ar desde as vias aéreas até os bronquíolos. A letra D diz respeito ao músculo do diafragma, que possibilita o movimento de inspiração e expiração. Na letra E, são os septos alveolares os responsáveis pela estrutura interna dos pulmões.

3) No citoplasma das hemácias, há um pigmento denominado hemoglobina (Hb), que contém ferro (Fe). Ela reage facilmente com O2, formando um composto denominado oxiemoglobina, conforme a reação I. Essa reação é reversível, resultando a reação II, como mostra o exemplo a seguir.

(I)
Hb + O2             ⇌                 HbO2
(II)
Embora o CO2 seja transportado, em sua maior parte, pelo plasma sanguíneo, ele também o é pelas hemácias. A reação com a hemoglobina resulta num composto denominado carboemoglobina, conforme a reação III. Essa reação também é reversível, resultando a reação IV, como mostra o exemplo a seguir.
(III)
Hb + CO2          ⇌               HbCO2
(IV)
As reações I, II, III e IV ocorrem no organismo humano durante o processo de transporte de gases respiratórios pelo sangue.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os locais do organismo em que ocorrem as reações mencionadas.
  • A) Pulmões; tecidos; pulmões; tecidos.
  • B) Pulmões; tecidos; tecidos; pulmões.
  • C) Pulmões; pulmões; tecidos; tecidos.
  • D) Tecidos; pulmões; pulmões; tecidos.
  • E) Tecidos; tecidos; pulmões; pulmões. 
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

É nos pulmões (I) que a hemoglobina se junta ao oxigênio (O2) durante a inspiração, assim, esse conjunto é transportado para os tecidos (II), onde o oxigênio se desprende. Nos tecidos há respiração celular e assim, liberação de gás carbônico (CO2), que se une a hemoglobina (III) e é transportado até os pulmões (IV), onde é liberado na expiração.

Portanto, a alternativa correta é a B.
Continua após a publicidade..

4) A troca de gases no corpo humano envolve dois processos: a inspiração e a expiração. No primeiro, o ar vai da atmosfera para os pulmões e, no segundo, o ar vai dos pulmões para a atmosfera. Para respirar, o homem deve alterar a pressão interna, o que é feito a partir dos movimentos de um importante músculo: o diafragma.

Nessa troca, a principal função do diafragma consiste em fazer variar o volume da cavidade torácica, tal como representado nestas figuras.

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, durante o processo de inspiração , ocorre

  • A) contração do diafragma e, consequentemente, redução da pressão na cavidade torácica, o que faz o ar entrar nos pulmões.
  • B) contração do diafragma e, consequentemente, redução do volume da cavidade torácica, o que faz o ar entrar nos pulmões.
  • C) relaxamento do diafragma e, consequentemente, redução da pressão na cavidade torácica, o que faz o ar entrar nos pulmões.
  • D) relaxamento do diafragma e, consequentemente, aumento do volume da cavidade torácica, o que faz o ar entrar nos pulmões.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

Durante a inspiração há um aumento da cavidade torácica devido a contração do diafragma. Essa contração faz com que haja uma diminuição da pressão na cavidade, fazendo com que o ar entre nos pulmões. (Alternativa A).

5) (PUC-RJ) A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) proibiu a realização de jogos de futebol em altitudes acima de 2.500 metros, com o argumento de que os jogadores que vivem em altitudes mais baixas têm menor chance de apresentar um desempenho bom quando jogam em maiores altitudes. A preocupação está vinculada, principalmente, aos problemas respiratórios sistêmicos que as populações que não vivem nestas altitudes podem apresentar. O motivo que justifica essa decisão da FIFA é que, em altas altitudes, a pressão do ar é:

  • A) maior, o ar é menos rarefeito e a dificuldade de respirar maior.
  • B) maior, o ar é mais rarefeito e a dificuldade de respirar é maior.
  • C) igual a do nível do mar, o ar é mais rarefeito e a dificuldade de respirar maior.
  • D) menor, o ar é menos rarefeito e a dificuldade de respirar menor.
  • E) menor, o ar é mais rarefeito e a dificuldade de respiração é maior.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

Em altas altitudes a pressão do ar é menor, o ar é mais rarefeito (escasso) tornando a respiração mais dificultosa. A execução dos jogos a uma altitude fixa padronizaria o desempenho de todos os competidores.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Continua após a publicidade..

6) A taxa de consumo de oxigênio em relação à massa corpórea é muito mais alta no mamífero pequeno que no grande. Por exemplo, 1g de tecido de um camundongo consome oxigênio numa taxa até 100 vezes maior que 1g de tecido de um elefante. Este elevado consumo de oxigênio do animal pequeno requer um maior suprimento desse elemento para os tecidos. Assim sendo, espera-se que mamíferos menores apresentem:

  • A) Maior frequência cardíaca e menor frequência respiratória que mamíferos maiores.
  • B) Menor frequência cardíaca e maior frequência respiratória que mamíferos maiores.
  • C) Menor frequência cardíaca e menor frequência respiratória que mamíferos maiores.
  • D) Maior frequência cardíaca e maior frequência respiratória que mamíferos maiores.
  • E) Frequência cardíaca e respiratória igual à dos mamíferos maiores.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

Os animais menores consomem mais oxigênio. Para suprir esse consumo é necessário adquirir mais oxigênio do meio externo aumentando a freqüência respiratória e, além disso, fazer com que esse oxigênio seja levado de forma eficiente para os tecidos e células, para isso é preciso aumentar também a freqüência cardíaca. Logo, a opção correta é a D.

7) Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos. I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração. II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório. III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário. Está correto o que se afirma em

  • A) I, apenas.
  • B) I e III, apenas.
  • C) III, apenas.
  • D) II e III, apenas.
  • E) I, II e III.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

A inspiração ocorre quando há contração do diafragma, enquanto a expiração ocorre quando há relaxamento desse músculo - item I correto. 
Ao contrário do que muitos dizem, a regulação do ritmo respiratório se dá pela concentração de CO2 (dióxido de carbono) no sangue, e não pela concentração de O2 (gás oxigênio) - item II correto.
É possível controlar o ritmo respiratório, mas ele se mantém involuntariamente em quase todas as situações - item III correto.

Assim, a alternativa correta é a E.
Continua após a publicidade..

8) A sequência correta das estruturas do sistema respiratório é:

  • A) boca - fossas nasais - laringe - brônquio - traqueia - faringe;
  • B) fossas nasais - faringe - laringe - traqueia - brônquio - pulmões;
  • C) boca - faringe - pulmões - coração - traqueia - brônquios;
  • D) fossas nasais - faringe - laringe - pulmões - coração - traqueia;
  • E) boca - fossas nasais - pulmões - brônquios - faringe - traqueia.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Como indica a alternativa B, a sequência correta das estruturas respiratórias é: nariz - faringe - laringe - traquéia - brônquios - bronquiolos - alvéolos.

9) Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funcionamento do sistema respiratório humano.

 
http://rede.novaescolaclube.org.br
 
Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que:
  • A) o movimento da mão esticando a borracha corresponde ao relaxamento do diafragma, em resposta a estímulos de quimiorreceptores localizados no bulbo, que detectam a baixa concentração de O2 no sangue e promovem a inspiração.
  • B) o movimento da mão esticando a borracha corresponde à contração do diafragma, por ação do bulbo quando o pH do sangue circulante diminui em razão da formação de ácido carbônico no plasma.
  • C) a garrafa pet corresponde à pleura, membrana dupla que envolve os pulmões e que apresenta quimiorreceptores sensíveis à variação de O2 e CO2 nos capilares alveolares, desencadeando os movimentos de inspiração e expiração.
  • D) a garrafa pet corresponde à parede da caixa torácica que, ao manter o volume torácico constante, permite que os pulmões, representados pelos balões, se inflem na inspiração e se esvaziem na expiração, expulsando o ar rico em CO2.
  • E) os tubos que penetram na garrafa correspondem à traqueia e aos brônquios que, embora não apresentem movimentos de contração e relaxamento, favorecendo a movimentação do ar nas vias respiratórias, possuem válvulas que impedem a mistura do ar rico em O2 com o ar rico em CO2.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

​Quando inspiramos e expiramos o ar estamos realizando um trabalho de ventilação dos nossos pulmões. Essa ventilação é dependente dos músculos intercostais e do diafragma. A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, se da pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas se elevam, o que aumenta o volume da caixa torácica, forçando o ar a entrar nos pulmões. A saída de ar dos pulmões, a expiração, se dá pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma se eleva e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões. ​Na figura apresentada no enunciado, a garrafa pet representa nossa cavidade torácica, o balão é o diafragma, as bexigas são os pulmões e o tubo é a traqueia. O movimento do diafragma ocorre graças à um comando localizado no bulbo, que envia um mensagem aos músculos respiratórios, fazendo com que se contraiam. Esse centro de comando, conhecido como centro respiratório bulbar, é altamente sensível ao aumento de CO2 no sangue e à diminuição do pH sanguíneo decorrente do acúmulo desse gás. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..

10) Chumaços de algodão embebidos em uma solução de vermelho de cresol, de cor rosa, foram colocados em três recipientes de vidro, I, II e III, idênticos e transparentes. Em I e II, havia plantas e, em III, rãs. Os recipientes foram vedados e iluminados durante um mesmo intervalo de tempo com a luz de mesma intensidade, sendo que I e III foram iluminados com luz de frequência igual a 7,0 x 1014 Hz, e II, com luz de frequência igual a 5,0 x 1014 Hz. O gráfico mostra a taxa de fotossíntese das clorofilas a e b em função do comprimento de onda da radiação eletromagnética. Considere que, para essas plantas, o ponto de compensação fótica corresponde a 20% do percentual de absorção.

 
 
É correto afirmar que, após o período de iluminação, as cores dos chumaços de algodão embebidos em solução de cresol dos recipientes I, II e III ficaram, respectivamente,
 
  • A) roxa, amarela e amarela.
  • B) roxa, rosa e amarela.
  • C) rosa, roxa e amarela.
  • D) amarela, amarela e roxa.
  • E) roxa, roxa e rosa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

​Para resolvermos esta questão, é necessário descobrirmos os comprimentos de onda da luz, de forma a descobrirmos o percentual de absorção da luz em cada recipiente (de acordo com o gráfico). Para isso, é utilizada a fórmula v = λ.f, onde v é a velocidade da luz, λ é o comprimento de onda e f é a frequência da luz.
1) Luz que iluminou I e III:
3.10​8 ​= λ. 7.1014
Então: 
λ ≈ 0,429.10-6 = 429​nm                      

2) Luz que iluminou II:
3.10​8 ​= λ. 5.1014               
Então:
λ = 0,6.10-6 = 600​nm

Para o recipiente I:
A partir do gráfico, para  λ = 429 nm, tem-se uma taxa de absorção acima de 20% (ponto de compensação fótica), logo a fotossíntese produzirá mais oxigênio, diminuindo a concentração de dióxido de carbono, tornando roxa a cor do algodão.
Para o recipiente II:
Do gráfico, para  λ = 600 nm, tem-se uma taxa de absorção menor que 20% (abaixo do ponto de compensação fótica). A respiração da planta sobrepõem-se à fotossíntese, resultando em aumento da concentração de dióxido de carbono e tornando amarela a cor do algodão.
Para o recipiente III:
Neste recipiente havia apenas uma rã. A respiração da rã produz um aumento do dióxido de carbono, tornando amarela a cor do algodão. Resposta: alternativa A.
1 2 3 4