(Unirio- RJ) A osteoporose é a mais comum de todas as doenças ósseas em adultos, especialmente na velhice. Estima-se que 5,5 milhões de brasileiros sofram dessa doença, responsável por 1 milhão dos casos registrados de fraturas, dos quais 50%, na coluna vertebral.
[
Até novembro de 2003, os medicamentos usados no Brasil no combate à osteoporose tinham como objetivo reduzir a atividade das células responsáveis pela destruição da matriz óssea. A partir desta data, foi colocado à disposição do doente um novo medicamento que age estimulando a reconstituição óssea.
,
(Adaptado: Revista Veja, 2003)
,
Este novo medicamento tem como função:
]
- A) aumentar o número de osteoblastos, diminuindo a desproporção metabólica entre osteoblastos e osteoclastos.
- B) estimular a produção do paratormônio, diminuindo a ação dos osteoblastos.
- C) aumentar o metabolismo dos osteoclastos, diminuindo a desmineralização do osso.
- D) inibir a produção de calcitonina, hormônio responsável pela deposição de cálcio na matriz óssea.
- E) diminuir o metabolismo dos osteoblastos responsáveis pela destruição da matriz óssea.
Resposta:
Alternativa Correta:
A) aumentar o número de osteoblastos, diminuindo a desproporção metabólica entre osteoblastos e osteoclastos. Este novo medicamento atua estimulando a reconstituição óssea, o que implica no aumento da atividade dos osteoblastos, células responsáveis pela produção da matriz óssea. Ao aumentar o número de osteoblastos, há uma diminuição na desproporção metabólica entre eles e os osteoclastos, as células responsáveis pela reabsorção óssea, contribuindo para a restauração e fortalecimento dos ossos, o que é essencial no tratamento da osteoporose.
Deixe um comentário