Questões Sobre Os Seres Vivos - Biologia - Vestibular Tradicional
1) É muito comum dizer que um organismo vivo possui célula, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. De acordo com essa definição, que organismos não podem ser considerados seres vivos?
- A) Cianobactérias.
- B) Algas.
- C) Protozoários.
- D) Fungos.
- E) Vírus.
Alternativa "E".
Os vírus são os organismos que não podem ser considerados seres vivos de acordo com a definição de que um organismo vivo possui célula como unidade funcional e estrutural. Os vírus não possuem células completas e não apresentam metabolismo próprio. Alguns autores, portanto, não os consideram seres vivos. No entanto, outros argumentam que os vírus são vivos devido à sua capacidade de se autoduplicar e à presença de ácidos nucleicos, o que os coloca em uma categoria ambígua entre o vivo e o não vivo.
2) Um organismo que pertence ao mesmo filo que outro necessariamente pertence ao(a) mesmo(a):
- A) reino.
- B) família.
- C) classe.
- D) ordem.
- E) espécie.
Resposta:
- Alternativa correta: A) reino.
Um organismo que pertence ao mesmo filo que outro necessariamente pertence ao mesmo reino.
3) Para falar a respeito de um ser vivo normalmente utilizamos o nome popular de determinada espécie. O nome popular, no entanto, apresenta variações de uma região para outra, o que pode gerar confusão. Diante disso, os pesquisadores utilizam o nome científico das espécies, que obedece a uma série de regras.
[
Observe as alternativas abaixo e marque aquela que não representa uma regra para a escrita de nomes científicos.
]
- A) Todo nome científico deve ser composto por dois nomes. O primeiro representa o gênero, e o segundo é o epíteto específico.
- B) O nome do gênero sempre deve ser escrito com letra minúscula.
- C) Subespécies deverão obedecer a uma nomenclatura trinomial.
- D) Os nomes científicos devem ser apresentados em destaque no texto.
- E) Ao citar o nome do autor, este deve vir logo após o nome da espécie.
Alternativa correta: B) O nome do gênero sempre deve ser escrito com letra minúscula.
Explicação: Ao escrever o nome científico, o gênero deve ser escrito com letra maiúscula, e o epíteto específico deve apresentar letra minúscula.
4) A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, apesar de apresentar falhas, ainda é a mais usada. De acordo com esse sistema, em que grupo encontramos seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos?
- A) Reino Monera.
- B) Reino Protoctista.
- C) Reino Fungi.
- D) Reino Plantae.
- E) Reino Animalia.
Alternativa "E".
O reino Animalia é o grupo em que encontramos seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos. Isso significa que os organismos neste reino possuem células com núcleo definido (eucarióticos), são compostos por mais de uma célula (multicelulares) e precisam obter seu alimento a partir de outras fontes, pois não são capazes de produzi-lo por meio da fotossíntese ou de outras vias metabólicas autotróficas.
5) Classificar os seres vivos sempre foi um grande desafio. A variedade de características físicas e de hábitos de vida, por exemplo, é um dos problemas enfrentados. Para facilitar a classificação, Lineu propôs um sistema de categorias taxonômicas. De acordo com esse sistema, qual é o táxon mais abrangente?
- A) Reino.
- B) Filo.
- C) Classe.
- D) Ordem.
- E) Espécie.
Resposta: Alternativa "a) Reino."
O reino é o táxon mais abrangente proposto por Lineu. Ele engloba um conjunto de filos. As categorias taxonômicas, em ordem do mais abrangente para o de menor abrangência, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.