Questões Sobre Os Tipos De Raízes - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (MACKENZIE) A planta Cuscuta sp. (cipó-chumbo) é considerada parasita de certos tipos de vegetais (Ex.: Hibiscus sp.), dos quais ela extrai, com suas raízes especiais, a seiva elaborada. Essas raízes são chamadas __________ e alcançam o __________ situado mais __________ ao __________ .
[
Os espaços devem ser preenchidos correta e respectivamente por:
]
- A) hidatódios, xilema, internamente e floema.
- B) hidatódios, floema, externamente e xilema.
- C) haustórios, xilema, internamente e floema.
- D) haustórios, floema, internamente e xilema.
- E) haustórios, floema, externamente e xilema.
Alternativa "E".
Os haustórios são raízes presentes em plantas parasitas, as quais retiram de outras água e nutrientes. Como o haustório, nesse caso, retira seiva elaborada, essa raiz atinge o floema, que, em eudicotiledôneas, situa-se mais externamente ao xilema.
2) (UEL) Geralmente, caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas, denominados de tubérculos, são confundidos como sendo raízes tuberosas que também acumulam reserva de amido. Um caso típico desse equívoco seria o de classificar a batata-inglesa como raiz tuberosa. Qual das alternativas apresenta uma característica que diferencia um tubérculo de uma raiz tuberosa?
- A) O tubérculo possui pelos absorventes para a absorção de água.
- B) A raiz tuberosa possui gemas axilares para o crescimento de ramos.
- C) O tubérculo possui coifa para proteger o meristema de crescimento.
- D) A raiz tuberosa possui gemas apicais para desenvolver novas raízes.
- E) O tubérculo possui gemas laterais para desenvolver ramos e folhas.
Alternativa "E".
O tubérculo possui gemas laterais para desenvolver ramos e folhas. Essa é uma característica que diferencia um tubérculo de uma raiz tuberosa. Enquanto os tubérculos têm a capacidade de produzir novos ramos e folhas a partir dessas gemas laterais, as raízes tuberosas não possuem essa capacidade de desenvolvimento de estruturas vegetativas a partir de gemas laterais.
3) As raízes, de maneira geral, estão relacionadas com a absorção de água e sais minerais. Entretanto, algumas realizam outras atividades que auxiliam na sobrevivência da planta, como é o caso da raiz suporte, que:
- A) retira seiva elaborada de outras plantas.
- B) garante trocas gasosas com o meio ambiente.
- C) garante a sustentação de plantas em solos pouco firmes.
- D) garante a absorção de água e proteção mecânica.
- E) garante o estrangulamento da espécie hospedeira.
A alternativa correta é a C) garante a sustentação de plantas em solos pouco firmes. A raiz suporte é encontrada em plantas com pouca estabilidade, como é o caso do milho.
4) A mandioca e a cenoura são duas raízes que se caracterizam pelo acúmulo de substância de reserva. Essas raízes especializadas recebem o nome de:
- A) Suporte.
- B) Estranguladoras.
- C) Pneumatóforos.
- D) Tuberosas.
- E) Haustórios.
Alternativa correta: D) Tuberosas.
As raízes tuberosas são raízes intumescidas e ricas em substâncias de reserva. Como exemplo de raiz tuberosa, podemos citar a batata-doce, a cenoura e a mandioca.
5) As raízes são estruturas essenciais para o vegetal, uma vez que garantem a retirada de água e sais minerais do solo. Algumas raízes, no entanto, são extremamente especializadas e atuam em outras funções específicas. Analise as alternativas a seguir e marque o nome da raiz encontrada em plantas de manguezais e que realizam trocas gasosas com o meio.
- A) Suporte.
- B) Tabulares.
- C) Pneumatóforos.
- D) Aéreas.
- E) Haustórios.
Alternativa correta: C) Pneumatóforos.
As raízes pneumatóforos, também chamadas de raízes respiratórias, são especializadas em realizar trocas gasosas com o meio. Elas possuem geotropismo negativo e são encontradas em plantas que habitam ambientes como os manguezais. Essas raízes garantem a entrada de oxigênio para as partes subterrâneas da planta, permitindo sua sobrevivência em ambientes encharcados de água.