Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Os Tipos De Seleção Natural - Biologia - Vestibular Tradicional

Continua após a publicidade..

1) Quando analisamos o caso dos tentilhões africanos, verificamos que indivíduos com bico médio são poucos observados. Isso é explicado, pois os que apresentam bicos maiores conseguem alimentar-se de sementes mais duras, e os de bico menor são mais adaptados para alimentarem-se de sementes mais macias. Essa redução do fenótipo intermediário caracteriza uma seleção:

  • A) Direcional.
  • B) Disruptiva.
  • C) Destrutiva.
  • D) Estabilizadora.
  • E) Eliminadora.
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa correta: B) Disruptiva.

Na seleção disruptiva, os extremos do fenótipo são favorecidos em detrimento do fenótipo intermediário. Nesse caso dos tentilhões africanos, os indivíduos com bicos maiores e os com bicos menores são mais bem-sucedidos na alimentação, resultando na redução da frequência dos indivíduos com bicos de tamanho médio.

Continua após a publicidade..

2) A anemia falciforme é um importante exemplo de seleção natural. Ela é determinada por um alelo recessivo, o qual confere proteção contra a malária. Em algumas regiões da África, a presença desse gene garante uma importante vantagem, uma vez que a malária é uma doença relativamente comum. Sendo assim, os indivíduos heterozigotos, os quais apresentam apenas traço falciforme, uma condição benigna, são selecionados, diminuindo a frequência de indivíduos em homozigose. Esse caso é um exemplo de seleção:

  • A) Direcional.
  • B) Disruptiva.
  • C) Destrutiva.
  • D) Estabilizadora.
  • E) Eliminadora.
FAZER COMENTÁRIO

Resposta:

  • Alternativa "D) Estabilizadora."

Explicação: A seleção estabilizadora ocorre quando os extremos do fenótipo são desfavorecidos em relação ao intermediário. No caso da anemia falciforme, os indivíduos heterozigotos possuem uma vantagem seletiva por apresentarem resistência à malária sem sofrerem com os efeitos negativos da doença. Isso resulta na manutenção da frequência do alelo falciforme na população, evitando a eliminação dos indivíduos falciformes.

3) (UFV) Considere as afirmativas abaixo que apresentam conceitos relacionados ao processo evolutivo.

[

1. Denomina-se “seleção estabilizadora” o processo de seleção natural que reforça a tendência de favorecer a média dos indivíduos bem adaptados às condições ambientais, selecionando negativamente indivíduos que apresentam características extremas.

,

2. Quando uma população consegue se ajustar às mudanças ambientais ao longo de sucessivas gerações, transformando alguma característica do conjunto de indivíduos da população, considera-se que houve “adaptação evolutiva”.

,

3. Fala-se em “seleção direcional” quando ocorrem mudanças ambientais e um fenótipo antes desfavorável ou indiferente passa a ser favorecido, como pode ocorrer na seleção de linhagens de insetos resistentes a determinados inseticidas.

,

4. “Seleção disruptiva” é aquela que favorece os indivíduos portadores de características extremas, em relação a uma curva normal, enquanto os indivíduos médios levam desvantagem, o que conduz à diversificação da população.

,

Está correto o que se afirma em:

]

  • A) 1, 2, 3 e 4.
  • B) 1 e 4, apenas.
  • C) 1 e 3, apenas.
  • D) 2 e 4, apenas.
  • E) 1, 2 e 4, apenas.
FAZER COMENTÁRIO

Resposta:

Alternativa "A". Todas as afirmativas estão corretas.

Explicação:

  • A afirmativa 1 descreve o conceito de seleção estabilizadora, onde a média dos indivíduos bem adaptados é favorecida, enquanto características extremas são selecionadas negativamente.
  • A afirmativa 2 aborda o conceito de adaptação evolutiva, que ocorre quando uma população se ajusta às mudanças ambientais ao longo do tempo.
  • A afirmativa 3 define a seleção direcional, que ocorre quando um fenótipo antes desfavorável passa a ser favorecido devido a mudanças ambientais.
  • A afirmativa 4 apresenta a seleção disruptiva, onde características extremas são favorecidas em relação à média, levando à diversificação da população.
Continua após a publicidade..

4) (PUC-Campinas) Para responder esta questão, considere o texto abaixo.

[

Poluição

,

A poluição atmosférica tem se mostrado nociva para os seres humanos e animais. Por um lado, pode reduzir o peso dos bebês quando as gestantes são expostas a níveis elevados de monóxido de carbono e partículas inaláveis no primeiro trimestre de gestação. Por outro lado, os anfíbios também têm sofrido os efeitos desses poluentes: a chuva ácida é uma ameaça para embriões e larvas. Outra ameaça são os clorofluorcarbonos, que permitem o aumento das radiações UV-B, retardando as taxas de crescimento e causando problemas em seu sistema imunológico.

,

Além disso, nas áreas agrícolas que usam extensivamente fertilizantes e inseticidas, tem-se observado um aumento de deformidades em rãs, sapos e salamandras.

,

Adaptado de Evangelina A. Vormittag. Diversidade de Impactos na Saúde Pública. Scientific American Brasil, ano 6, n. 74, julho/2008. p. 78 e de Carlos Roberto Fonseca et alli. Metamorfose Ambulante. Scientific American Brasil, ano 6, n. 72, maio/2008. p. 88.

,

Recém-nascidos com peso reduzido apresentam maior taxa de mortalidade, o que também é observado naqueles com peso aumentado em relação à média de peso na espécie humana. Isto indica que o peso ao nascer é uma característica sob seleção natural:

]

  • A) Direcional.
  • B) Disruptiva.
  • C) Purificadora.
  • D) Estabilizadora.
  • E) Somática.
FAZER COMENTÁRIO

Alternativa "A".

A seleção direcional ocorre quando há um deslocamento na média de uma característica em uma população ao longo do tempo, favorecendo indivíduos com uma determinada variação da característica. No caso do texto, a redução do peso ao nascer associada à maior taxa de mortalidade pode indicar uma seleção direcional, pois indivíduos com pesos extremos (muito baixos ou muito altos) têm menor probabilidade de sobrevivência, enquanto aqueles com pesos próximos à média têm maior chance de sobreviver e passar seus genes adiante, levando a um aumento da média de peso ao nascer ao longo das gerações.