(UEMG-2006) Exame que detecta idade da menopausa sai em 2006
[
Um exame para descobrir quantos óvulos aptos para a fertilização uma mulher tem deve ser lançado em janeiro por uma empresa britânica.
,
O teste vai medir níveis de três hormônios no sangue para tentar determinar quando deve ocorrer a menopausa. Dois dos hormônios analisados pelo exame são produzidos pelos ovários, e o terceiro hormônio é produzido no cérebro. Avaliando os níveis diferentes desses hormônios deverá ser possível calcular quanto tempo falta para a menopausa.
,
(Extraído e adaptado de BBC, em 13 de outubro, 2005)
,
Utilizando as informações e os conhecimentos que você possui sobre o assunto, está correto afirmar que:
]
- A) O exame não detectará o número de óvulos, mas de ovócitos primários existentes nos ovários.
- B) Os hormônios produzidos pelos ovários são os mesmos que determinam a ovulação.
- C) A menopausa deverá ocorrer assim que a mulher entre na puberdade em resposta aos hormônios hipofisários.
- D) A análise do número de gametas nas mulheres pode sofrer interferência da idade, pois, quanto mais idosa, menor o número de mitoses dos gametas nos ovários.
Resposta:
Resposta:
Alternativa "A". O exame não detectará o número de óvulos, mas de ovócitos primários existentes nos ovários.
Explicação:
No ovário, existem os ovócitos primários, que são células em uma etapa específica da ovogênese, conhecida como prófase I. Durante a adolescência, apenas um ovócito primário (por mês) continua sua meiose. Na ovulação, é liberado o ovócito secundário. Portanto, o exame mencionado não medirá o número de óvulos, mas sim os ovócitos primários, uma vez que estes são os que continuam a meiose durante a puberdade e se transformam em óvulos secundários.
Deixe um comentário