Continua após a publicidade..
Uma aluna, ao estudar o Reino Animal, afirmou para seu colega que era bastante simples diferenciar uma ave de um mamífero, uma vez que todas as aves são ovíparas e todos os mamíferos são vivíparos. A afirmação está correta?
- A) A afirmação está correta, pois todas as aves botam ovos, sendo essa, inclusive, uma adaptação ao voo, e todos os mamíferos desenvolvem-se dentro do corpo da mãe.
- B) A afirmação está correta, pois as aves possuem ovos que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea e os mamíferos possuem embriões que se desenvolvem dentro do corpo com a ajuda da placenta.
- C) A afirmação está incorreta, pois nem todas as aves botam ovos, existindo aves também ovovivíparas.
- D) A afirmação está incorreta, pois alguns mamíferos não são vivíparos, como é o caso da equidna, que bota ovo.
- E) A afirmação está incorreta, pois apenas uma ave bota ovo, sendo todas as outras vivíparas.
Resposta:
Resposta:
Alternativa "D". A afirmação está incorreta, pois alguns mamíferos não são vivíparos, como é o caso da equidna, que bota ovos.
Explicação:
A afirmação da aluna não está correta. Embora a maioria das aves seja ovípara (botam ovos) e a maioria dos mamíferos seja vivípara (dão à luz filhotes já desenvolvidos), existem exceções que invalidam essa generalização.
Um exemplo de mamífero que não é vivíparo é a equidna, um tipo de ornitorrinco, que bota ovos em vez de dar à luz filhotes. Esses mamíferos monotremados, como a equidna e o ornitorrinco, são raros e representam uma peculiaridade dentro da classe dos mamíferos por serem ovíparos.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário