Continua após a publicidade..
(UFJF) Duas fêmeas de dragão-de-komodo, a maior espécie de lagarto do mundo, surpreenderam biólogos ao se mostrarem capazes de procriar sem terem sido fecundadas por machos. A partenogênese, nome da “concepção imaculada” no jargão científico, foi observada em dois zoológicos na Inglaterra. A fêmea Flora pôs em maio 25 ovos, sem que tivesse cruzado com um macho dessa espécie. A fêmea Sungai pôs ovos dois anos e meio após seu último contato com um macho e seus filhotes eram sadios. Os cientistas submeteram as ninhadas das duas fêmeas a “testes de paternidade” e descobriram que o genótipo combinado geral dos filhotes reproduzia exatamente o de suas mães.
Analise as afirmativas a seguir:
I. As duas fêmeas de dragão-de-komodo reproduziram-se assexuadamente, pois não houve fecundação de seus gametas por gametas masculinos;
II. A reprodução assexuada gera maior variabilidade genética, pois os filhotes têm o mesmo genótipo do organismo parental;
III. Os indivíduos gerados por reprodução assexuada são geneticamente idênticos;
IV. A reprodução assexuada envolve a combinação de material genético entre indivíduos da mesma espécie e, por isso, gera menor variabilidade genética.
Estão corretas as afirmativas:
- A) I e III.
- B) II e III.
- C) III e IV
- D) I, II e III.
- E) I e IV.
Resposta:
Alternativa correta: A) I e III.
Explicação:
- A afirmativa I está correta porque as fêmeas de dragão-de-komodo reproduziram-se assexuadamente, sem fecundação por gametas masculinos.
- A afirmativa III está correta, pois os indivíduos gerados por reprodução assexuada são geneticamente idênticos, como no caso das fêmeas Flora e Sungai.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário