Questões Sobre Peroxissomos - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (UFTM) A catalase é uma enzima que decompõe a água oxigenada, como demonstrado na reação:
[
2H2O2 + catalase → 2H2O + O2
,
Sabe-se que essa enzima está presente em todos os nossos tecidos, bem como em outros seres vivos. Sobre esse assunto, foram feitas três afirmações:
,
I. a água oxigenada é produzida em pequenas quantidades em todas as nossas células;
,
II. a catalase é encontrada em vesículas denominadas peroxissomos;
,
III. a ação da catalase sobre a água oxigenada pode inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas.
,
Está correto o contido em
]
- A) I, apenas.
- B) III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
Resposta:
Alternativa "E". A catalase é uma enzima encontrada no interior dos peroxissomos.
Explicação:
A catalase é uma enzima presente no interior dos peroxissomos, que são organelas celulares. Ela atua na decomposição da água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em água e oxigênio, como demonstrado na reação química: 2H2O2 + catalase → 2H2O + O2. Essa reação é importante para a eliminação de peróxidos tóxicos nas células.
Além disso, a ação da catalase sobre a água oxigenada pode inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas, uma vez que esses organismos vivem em ambientes sem oxigênio e são sensíveis à presença de oxigênio livre.
Portanto, as afirmativas corretas são a I (a água oxigenada é produzida em pequenas quantidades em todas as nossas células), a II (a catalase é encontrada em vesículas denominadas peroxissomos) e a III (a ação da catalase sobre a água oxigenada pode inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas), totalizando as opções corretas da alternativa "E".
2) Nas células vegetais, existe um tipo especial de peroxissomo que atua, principalmente, nas sementes em fase de germinação. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome dessa organela.
- A) lisossomos.
- B) fagossomos.
- C) pinossomos.
- D) glioxissomos.
- E) acrossomos.
Resposta:
Alternativa correta: D) glioxissomos.
Os glioxissomos são tipos especiais de peroxissomos encontrados nas células vegetais, principalmente nas sementes em germinação, onde atuam transformando os ácidos graxos em açúcares.
3) Os peroxissomos são organelas esféricas que atuam na oxidação de algumas substâncias orgânicas. Nesse processo, é produzido peróxido de hidrogênio, um subproduto que causa danos à célula e, portanto, deve ser degradado. No interior dessas organelas, encontramos uma sustância capaz de transformar o peróxido de hidrogênio em água e que é chamada de:
- A) catalase.
- B) amilase.
- C) peptidase.
- D) hidroxidase.
- E) maltase.
4) Os peroxissomos são muito importantes para a eliminação de substâncias tóxicas que foram absorvidas pelo sangue, realizando a desintoxicação do organismo. Baseando-se nessa informação, marque a alternativa que indica corretamente os órgãos que possuem células ricas nessa organela.
- A) pulmão e coração.
- B) estômago e bexiga.
- C) pâncreas e intestino delgado.
- D) rins e figado.
- E) baço e vesícula.
Resposta:
Alternativa "D".
As células dos rins e do fígado são ricas em peroxissomos, organelas que contribuem para a eliminação de compostos tóxicos que foram absorvidos pelo sangue.
5) Os peroxissomos são organelas esféricas encontradas no citoplasma das células que se caracterizam por:
- A) possuírem uma grande quantidade de substâncias antioxidantes.
- B) produzirem grande quantidade de monóxido de carbono.
- C) serem responsáveis pelo processo de digestão intracelular.
- D) possuírem dupla membrana, assim como as mitocôndrias e cloroplastos.
- E) realizarem a oxidação dos ácidos graxos.
Resposta:
Alternativa "E". Os peroxissomos são organelas relacionadas com a oxidação de ácidos graxos.
Explicação:
Os peroxissomos são organelas celulares responsáveis pela oxidação de ácidos graxos, transformando-os em moléculas que podem ser utilizadas como fonte de energia nas células. Além disso, os peroxissomos também desempenham um papel importante na produção de compostos como o colesterol e na detoxificação celular, ajudando a eliminar substâncias tóxicas do organismo.