Questões Sobre Plantas sem Flores - Biologia - Vestibular Tradicional
Continua após a publicidade..
1) As samambaias pertencem ao grupo das pteridófitas, as quais possuem características adaptativas que permitiram a conquista do ambiente terrestre com mais eficiência que o grupo das briófitas. Sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas que possibilitaram o sucesso das pteridófitas no ambiente terrestre, considere as afirmativas a seguir. I. A predominância da fase esporofítica. II. O aparecimento dos tecidos xilema e floema. III. O desenvolvimento de rizoides para fixação. IV. O surgimento dos esporos para reprodução. Assinale a alternativa correta.
- A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
- B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
A alternativa correta é letra A
Alternativa correta: Letra A (Somente as afirmativas I e II são corretas)
I. A predominância da fase esporofítica.
II. O aparecimento dos tecidos xilema e floema.
Justificativa: É nas pteridófitas que a fase esporofítica do ciclo reprodutivo torna-se a geração duradoura. Surgem, pela primeira vez, neste grupo, os vasos condutores de seiva (xilema e floema). Essas características justificam as afirmativas I e II serem corretas. As características presentes nas afirmativas III e IV já haviam aparecido no grupo das briófitas, por isso são incorretas.
I. A predominância da fase esporofítica.
II. O aparecimento dos tecidos xilema e floema.
Justificativa: É nas pteridófitas que a fase esporofítica do ciclo reprodutivo torna-se a geração duradoura. Surgem, pela primeira vez, neste grupo, os vasos condutores de seiva (xilema e floema). Essas características justificam as afirmativas I e II serem corretas. As características presentes nas afirmativas III e IV já haviam aparecido no grupo das briófitas, por isso são incorretas.
Continua após a publicidade..
2) As briófitas, no reino vegetal, e os anfíbios, entre os vertebrados, são considerados os primeiros grupos a conquistar o ambiente terrestre. Comparando-os, é correto afirmar que,
- A) nos anfíbios e nas briófitas, o sistema vascular é pouco desenvolvido; isso faz com que, nos anfíbios, a temperatura não seja controlada internamente.
- B) nos anfíbios, o produto imediato da meiose são os gametas; nas briófitas, a meiose origina um indivíduo haploide que posteriormente produz os gametas.
- C) nos anfíbios e nas briófitas, a fecundação ocorre em meio seco; o desenvolvimento dos embriões se dá na água.
- D) nos anfíbios, a fecundação origina um indivíduo diploide e, nas briófitas, um indivíduo haploide; nos dois casos, o indivíduo formado passa por metamorfoses até tornar-se adulto.
FAZER COMENTÁRIO- E) nos anfíbios e nas briófitas, a absorção de água se dá pela epiderme; o transporte de água é feito por difusão, célula por célula, às demais partes do corpo.
A alternativa correta é letra B
A alternativa correta é a B. Nos anfíbios, como nos outros vertebrados, a meiose dá origem a gametas haplóides, posteriormente os femininos se fundindo aos masculinos, gerando o zigoto. Já nas briófitas a meiose ocorre na fase esporofítica (2n) e dá origem a fase gametofítica (n) por meio da deposição de esporos (n). Posteriormente o gametófito (n) sofre mitose e forma os gametas, que se fundirão dando origem a um novo esporófito (2n).
As outras alternativas encontram-se incorretas. O sistema vascular dos anfíbios é bastante desenvolvido: a pele destes animais é bastante vascularizada para facilitar a difusão dos gases respiratórios. Em ambos, anfíbios e briófitas, a fecundação é dependente de água, uma vez que é realizada externamente. Nas briófitas, a fecundação origina um indivíduo diplóide, graças a junção dos gametas produzidos na mitose da fase gametofítica. Por último, o transporte de água nos anfíbios não é realizado pelo processo de difusão, mas sim pelo sistema vascular.
3) A floresta ou mata de araucárias situa-se nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. São plantas que se adaptaram a um clima mais temperado. O pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia) é a árvore mais característica dessa mata, chegando a atingir 25 metros de altura, com troncos de até 1,5 metros de diâmetro. A respeito dessa espécie vegetal, é correto afirmar que:
FAZER COMENTÁRIO- A) é monóica, isto é, que a mesma planta apresenta flores masculinas e femininas.
- B) possui flores femininas atraentes, favorecendo a polinização por insetos e aves.
- C) possui fruto, o pinhão, que contem uma semente em seu interior.
- D) tem folhas largas, permitindo alta taxa de transpiração.
- E) os estróbilos femininos possuem óvulos, mas não ovários.
A alternativa correta é letra E
Conífera dióica, a Araucaria augustifolia apresenta indivíduos separados em sexos diferentes; não possui flores, uma vez que são gimnospermas e, assim sendo, seus estróbilos femininos possuem óvulos mas não ovários, impedindo a formação de um fruto. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.Continua após a publicidade..4) As espécies dos grupos vegetais A e B assemelham-se, pois: crescem preferencialmente em solos úmidos; possuem órgãos de reprodução pouco desenvolvidos; são destituídas de flores, sementes e frutos; dependem da água para a reprodução; reproduzem-se por alternância de gerações. Contudo, as espécies do grupo A são vasculares e as do grupo B, avasculares. Nos grupos A e B, poderiam estar incluídas, respectivamente,
- A) clorófitas e rodófitas.
- B) samambaias e avencas.
- C) musgos e hepáticas.
FAZER COMENTÁRIO- D) musgos e samambaias.
- E) avencas e hepáticas.
A alternativa correta é letra E
As plantas caracterizadas no enunciado exemplificam as briófitas e pteridófitas por não possuirem flores, frutos ou sementes, reproduzindo-se por alternância de gerações. Contudo, as pteridófitas (avencas) possuem vasos condutores (grupo A), ao passo que as briófitas (hepáticas) não os possuem (grupo B).Portanto, a resposta correta é a alternativa E.5) Dentre as briófitas, as espécies do gênero Sphagnum destacam-se por sua importância econômica, pois formam a turfa. A turfa seca é queimada para fornecer energia em regiões como o norte da Europa e Ásia. A utilização da turfa como fonte de energia só é possível, porque é formada pelo acúmulo de musgos mortos em terrenos
- A) pantanosos, com pouca disponibilidade de oxigênio. A baixa concentração de oxigênio impede que os micro-organismos decomponham o vegetal e liberem o carbono para a atmosfera.
- B) pantanosos, com pouca disponibilidade de oxigênio. A baixa concentração de oxigênio acelera o processo de decomposição, realizado pelos micro-organismos anaeróbios, que convertem o carbono na forma de carboidrato em álcool pelo processo da fermentação alcoólica.
FAZER COMENTÁRIO- C) arenosos, com alta disponibilidade de oxigênio. As altas concentrações de oxigênio permitem a oxidação dos carboidratos, como a celulose, em oxi-carboidratos compostos altamente energéticos.
- D) arenosos, com alta disponibilidade de oxigênio. A condição de aeração permite o processo de decomposição, realizado pelos micro-organismos aeróbios, que convertem o tecido vegetal, ao longo do tempo, em combustível fóssil.
A alternativa correta é letra A
A turfa é um material decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas. Devido ao fato de ser composta por musgos (gênero Sphagnum), estes necessitam de ambientes úmidos para sua proliferação, assim, ambientes arenosos seriam inviáveis. É formada, basicamente, sob condições geológicas adequadas, transformando-se em carvão através da preservação em ambientes anóxicos, ou seja, com baixa concentração de oxigênio. Portanto, a resposta correta é a alternativa A.Continua após a publicidade..6) Filicínea é uma classe de vegetais que contém cerca de 10.000 espécies descritas entre samambaias e avencas. No ciclo de vida das filicíneas isosporadas, ocorre redução no número de cromossomos durante:
- A) a formação dos gametas.
- B) a formação dos esporos.
- C) o desenvolvimento do protalo.
- D) o desenvolvimento do esporófito.
FAZER COMENTÁRIO- E) o desenvolvimento do arquegônio.
A alternativa correta é letra B
A redução no número de cromossomos ocorre através da meiose durante a formação das estruturas reprodutivas, os esporos, o que indica a alternativa B como resposta correta.7) No ciclo de vida de uma samambaia há duas fases,
FAZER COMENTÁRIO- A) ambas multicelulares: o esporófito haplóide e o gametófito diplóide.
- B) ambas multicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide.
- C) ambas unicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide.
- D) o esporófito multicelular diplóide e o gametófito unicelular haplóide.
- E) o esporófito unicelular haplóide e o gametófito multicelular diplóide.
A alternativa correta é letra B
O ciclo de vida das pteridófitas como a samambaia tem duas fases com alternância de gerações (metagênese), ambas multicelulares. Uma geração é diplonte, a do esporófito, em que ocorre reprodução assexuada, e uma geração é haplonte, a do gametófito, em que ocorre reprodução sexuada.Continua após a publicidade..8) Analisando os processos sexuados e ciclos de vida das plantas, considere as informações seguintes. I. Fase gametofítica muito desenvolvida. II. Fase esporofítica independente da planta haploide. III. Fase gametofítica muito reduzida. IV. Fase esporofítica cresce sobre a planta haploide. V. Sementes não abrigadas.
Pode-se afirmar corretamente que
- A) I e II ocorrem nas briófitas e pteridófitas.
- B) III e V ocorrem nas angiospermas, mas não nas pteridófitas.
- C) IV ocorre apenas nas briófitas.
- D) I e V ocorrem nas gimnospermas.FAZER COMENTÁRIO
- E) II ocorre nas briófitas, mas não nas angiospermas.
A alternativa correta é letra C
Nas briófitas, ao contrário do que ocorre nos outros grupos de plantas, a fase gametofítica é a fase dominante, sendo que o esporófito cresce sobre o gametófito feminino e é dependente deste. Vale lembrar que apenas gimnospermas e angiospermas produzem sementes, sendo que nas gimnospermas as sementes estão desprotegidas, e nas angiospermas elas são abrigadas pelos frutos.9) Na evolução dos vegetais, o grão de pólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes
- A) dos frutos e depois das flores.
- B) das flores e depois dos frutos.
- C) das sementes e depois das flores.
- D) das sementes e antes dos frutos.
FAZER COMENTÁRIO- E) das flores e antes dos frutos.
A alternativa correta é letra E
As plantas que correspondem hoje ao grupo dos pinheiros são as ditas gimnospermas, portanto o grão de pólen surgiu antes das flores e dos frutos.Continua após a publicidade..10) A figura a seguir representa um organismo vivo.
Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente o reino, a divisão (ou filo) e o elemento reprodutivo derivado do esporófito.Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente o reino, a divisão (ou filo) e o elemento reprodutivo derivado do esporófito.- A) 'Fungi', 'Bryophyta' e esporo.
- B) 'Plantae', 'Bryophyta' e esporo.
- C) 'Plantae', 'Pteridophyta' e esporo.
- D) 'Fungi', 'Pteridophyta' e semente.
FAZER COMENTÁRIO- E) 'Protista', 'Fungi' e semente.
1 2 Próximo »A alternativa correta é letra B
A figura representa uma planta, ou seja, um organismo pertencente ao reino Plantae ou Metaphyta. Tranta-se do desenho esquemático de um musgo, representante da divisão Bryophyta que engloba organismos primitivos, caracterizados pela ausência de folhas, caules e raízes vedadadeiras, de vasos condutores de seivas, e também de flores, frutos ou sementes. Sua reprodução ocorre através da liberação de esporos que, ao cairem em uma superfície adequada, dão origem a uma nova planta. Resposta correta letra B. - B) 'Plantae', 'Bryophyta' e esporo.
- B) das flores e depois dos frutos.
- B) a formação dos esporos.
- B) pantanosos, com pouca disponibilidade de oxigênio. A baixa concentração de oxigênio acelera o processo de decomposição, realizado pelos micro-organismos anaeróbios, que convertem o carbono na forma de carboidrato em álcool pelo processo da fermentação alcoólica.
- B) nos anfíbios, o produto imediato da meiose são os gametas; nas briófitas, a meiose origina um indivíduo haploide que posteriormente produz os gametas.