(Mack-2007) A respeito da poluição atmosférica, são feitas as seguintes afirmações:
I. O efeito estufa é causado, principalmente, pelo aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, provocado pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.
II. A destruição da camada de ozônio é maior na região situada no polo Norte do que na Antártida, em razão das baixas temperaturas.
III. A substituição dos CFCs (clorofluorcarbonos) por outros gases, como o propano e o butano, é uma medida para impedir a destruição da camada de ozônio.
IV. A destruição da camada de ozônio provoca o aumento da radiação ultravioleta, aumentando a atividade fotossintética das plantas com a ampliação das colheitas.
Das afirmações acima, estão corretas, apenas:
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) I e IV.
- D) II e III.
- E) II e IV.
Resposta:
Resposta:
Alternativa “B”. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Explicação:
A afirmação I está correta, pois o efeito estufa é amplamente causado pelo aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.
A afirmação III também está correta, pois a substituição dos CFCs por outros gases, como o propano e o butano, é uma medida eficaz para reduzir a destruição da camada de ozônio.
As afirmações II e IV estão incorretas. A afirmação II é incorreta porque a destruição da camada de ozônio afeta igualmente ambas as regiões polares, com destaque para a Antártida. A afirmação IV também está incorreta, pois a radiação ultravioleta em excesso causada pela destruição da camada de ozônio pode ter efeitos prejudiciais nas plantas, como danos ao DNA e redução na produção de clorofila, em vez de aumentar a atividade fotossintética.
Deixe um comentário