Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Reprodução - Biologia - Vestibular Tradicional

Continua após a publicidade..

1) Em tempos modernos, doamos agasalhos, óculos, e até óvulos… − exclamou uma personagem de novela diante da amiga que cogitava a doação de suas células não fertilizadas que restaram de um procedimento de inseminação artificial. Supondo-se que as células a serem doadas tenham sido coletadas da tuba uterina da doadora e mantiveram-se exatamente na fase em que se encontravam quando da ovulação, pode-se dizer que estavam em metáfase:

  • A) I e apresentavam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.
  • B) I e apresentavam 2n cromossomos, cada um deles com uma única cromátide.
  • C) II e apresentavam n cromossomos, cada um deles com uma única cromátide.
  • D) II e apresentavam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.
  • E) II e apresentavam 2n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

Os óvulos coletados encontram-se na metáfase II (da meiose) com n cromossomos, cada qual apresentando duas cromátides. Portanto, a resposta correta é a alternativa D.
Continua após a publicidade..

2) A figura mostra o encontro de duas células, um espermatozoide e um ovócito humano, momentos antes da fecundação.

 
www.epoca.com
 
Considerando as divisões celulares que deram origem a essas células, é correto afirmar que o sexo da criança que será gerada foi definido na:
  • A) metáfase I da gametogênese feminina.
  • B) diacinese da gametogênese masculina.
  • C) anáfase II da gametogênese feminina.
  • D) anáfase I da gametogênese masculina.
  • E) telófase II da gametogênese masculina.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

As alternativas que se referem à gametogênese feminina devem ser desconsideradas, uma vez que suas células possuem cromossomos apenas X e X, não interferindo no sexo da criança. Os cromossomos X e Y (presentes nas células masculinas) são separados na anáfase I da gametogênese masculina, gerando, futuramente, gametas portando o cromossomo X e gametas portando o cromossomo Y, determinando o sexo da criança. Portanto, a resposta correta é a alternativa D.

3) O esquema representa a espermatogênese humana, processo no qual, a partir de divisões e diferenciações celulares, serão produzidos os espermatozoides que darão origem aos indivíduos da geração seguinte.

 
 
Pode-se dizer que:
  • A) a seta de número 1 indica mitose.
  • B) a célula A é chamada de espermátide.
  • C) nas células B, cada cromossomo tem duas cromátides.
  • D) a partir da puberdade, ocorrem apenas os eventos representados pelas setas de números 2 e 3.
  • E) as células A, B e C são haploides.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

As células indicadas como B correspondem aos espermatócitos secundários, resultantes da maturação dos espermatócitos primários (1ª divisão meiótica). Estas células B são haploides e, portanto, possuem metade do tamanho da célula-mãe. As células B irão passar por uma 2ª divisão meiótica (separação das cromátides) formando quatro células haploides, as espermátides, que irão se diferenciar em espermatozoides. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Continua após a publicidade..

4) Reprodução Assistida

Na reprodução assistida, óvulos são separados e colocados em meio de cultura. O sêmem é centrifugado em meio apropriado e os espermatozóides que possuem maior mobilidade são usados na fertilização. Uma mulher, que é portadora de uma disfunção mitocondrial causadora de miopatia, teve um de seus óvulos fecundados por essa técnica.
A partir da análise dessas informações, conclui-se que
  • A) homens e mulheres são afetados igualmente, por tratar-se de herança autossômica dominante.
  • B) independentemente do genótipo do pai, a mulher certamente herdou a miopatia de sua mãe.
  • C) a probabilidade de homens serem afetados pela miopatia é maior, pois possuem apenas um cromossomo X.
  • D) a mulher em questão só poderia ter herdado a miopatia de seu pai, através de um gene dominante presente no cromossomo X.
  • E) a mulher deve gerar um menino normal, caso ele possua o alelo dominante no cromossomo Y.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

A disfunção está presente na constituição da mitocôndria presente no óvulo; tendo-se em vista que a herança mitocondrial é estritamente materna, a mãe, que apresenta a disfunção, certamente a herdou de sua progenitora.
Portanto, a resposta correta é a alternativa B.

5) No homem, a cada ejaculação são liberados milhões de espermatozoides, cada um deles carregando um lote haploide de 23 cromossomos.

Considerando-se apenas a segregação independente dos cromossomos na prófase I da meiose, podemos afirmar corretamente que, em termos estatísticos, no volume de um ejaculado estarão presentes até:
  • A) 223 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
  • B) 223 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
  • C) 232 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
  • D) 232 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles com apenas um dos homólogos de cada par.
  • E) 23×23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Toda célula humana possui 23 pares de cromossomos. Na divisão celular responsável por gerar espermatozoides, uma célula com 46 cromossomos (23 pares) dará origem a quatro células com 23 cromossomos. No começo da meiose ocorre duplicação de cada cromossomo antes de ser separado e depois dividido, o que torna possível gerar quatro células com metade do material de uma célula. Cada célula n gerada (espermatozoide) contém 23 cromossomos e cada um deles foi “escolhido” entre duas possibilidades, pois a célula mãe possuía 23 pares e apenas um dos cromossomos do par vai para cada espermatozoide. Assim, de cada par de cromossomos apenas um irá compor determinado espermatozoide, o que nos leva ao valor de 223 conjuntos diferentes. Todos têm pelo menos um cromossomo de cada par, formando conjuntos de alelos diferentes. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..

6) De acordo com o aparelho reprodutor masculino representado, quais são os órgãos respectivamente designados pelos números 1, 2, 3 e 4?

 
  • A) vesícula seminal, próstata, epidídimo e testículo;
  • B) próstata, epidídimo, vesícula seminal e testículo;
  • C) epidídimo, próstata, vesícula seminal e testículo;
  • D) próstata, vesícula seminal, testículo e epidídimo;
  • E) vesícula seminal, epidídimo, próstata, testículo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

O órgão representado em 1 indica a vesícula seminal, local de produção do líquido seminal rico em frutose. Em 2, a próstata, a qual participa na produção de líquido enzimático. Já em 3 têm-se o epidídimo, local de armazenamento de espermatozóides até a ejaculação. E em 4 o testículo, local de produção de espermatozóides.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A.

7) Paula não toma qualquer contraceptivo e tem um ciclo menstrual regular de 28 dias exatos. Sua última menstruação foi no dia 23 de junho. No dia 06 de julho, Paula manteve uma relação sexual sem o uso de preservativos. No dia 24 de julho, Paula realizou um exame de urina para verificar se havia engravidado. Em função do ocorrido, pode-se dizer que, no dia 06 de julho, Paula

  • A) talvez ainda não tivesse ovulado, mas o faria um ou dois dias depois. Considerando que o espermatozóide pode permanecer viável no organismo feminino por cerca de dois dias, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando altos níveis de gonadotrofina coriônica.
  • B) já teria ovulado, o que teria ocorrido cerca de dois dias antes. Contudo, considerando que depois da ovulação o óvulo permanece viável no organismo feminino por cerca de uma semana, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando redução no nível de estrógenos.
  • C) já teria ovulado, o que teria ocorrido há cerca de uma semana. Portanto não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de estrógenos e LH.
  • D) estaria ovulando e, portanto, é quase certo que estaria grávida. Com a implantação do embrião no endométrio, ocorre um aumento na secreção de LH e diminuição nos níveis de gonadotrofina coriônica, o que poderia ser detectado pelo exame de urina já na semana seguinte à nidação.
  • E) ainda não teria ovulado, o que só iria ocorrer dias depois. Portanto, não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de gonadotrofina coriônica.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

Considerando um ciclo menstrual regular (de 28 dias), após o início da menstruação, a ovulação ocorrerá em aproximados 14 dias. Pelo fato de que Paula manteve relações em um período de tempo próximo a este, e a sobrevivência dos espermatozóides ocorrer por aproximados dois dias após a relação, há risco de gravidez. No caso afirmativo, o exame de urina revelará a presença de altos níveis de gonadotrofina coriônica (HCG).
Continua após a publicidade..

8) Observando o esquema do sistema genital masculino, pode-se afirmar que o local específico onde a droga atuará e o local onde haverá melhora em relação à doença estão indicados, respectivamente, pelas letras:

 
  • A) A e B.
  • B) C e B.
  • C) C e D.
  • D) E e C.
  • E) E e B.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

O medicamento inibe formação de testosterona e o local específico onde atuará bloqueando esse hormônio que nutriria as células cancerígenas, é nos testículos (letra E). O local onde haverá melhora em relação ao câncer de próstata, é na próstata (letra C). Portanto, a resposta correta é a alternativa D.

9) O gráfico a seguir representa as variações das concentrações plasmáticas de dois hormônios ovarianos durante o ciclo menstrual de uma mulher.

O gráfico a seguir representa as variações das concentrações plasmáticas de dois hormônios ovarianos durante o ciclo menstrual de uma mulher.
Quais são, respectivamente, os hormônios A e B?

  • A) Luteinizante e folículo-estimulante.
  • B) Folículo-estimulante e luteinizante.
  • C) Luteinizante e progesterona.
  • D) Progesterona e estrógeno.
  • E) Estrógeno e progesterona.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

O hormônio A (estrógeno) tem seu pico de secreção antes da ovulação, inferindo-se, desta forma, que este participa da indução à liberação do óvulo. Já o hormônio B (progesterona) é secretado em maior quantidade a partir da ovulação, de modo a garantir a fixação do embrião no cório para a formação da placenta.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Continua após a publicidade..

10) A figura esquematiza o processo da espermatogênese humana, que ocorre nos testículos (gônadas masculinas).

 
www.virtual.unifesp.br (adaptado)
 
Com relação à espermatogênese humana, é correto afirmar que:
  • A) após formados, os espermatozoides se multiplicam pelo processo de mitose.
  • B) o espermatócito secundário contém em seu núcleo 46 cromossomos duplicados.
  • C) os espermatócitos primários e secundários, as espermátides e os espermatozoides são haploides.
  • D) a espermatogônia é gerada pelo processo reducional da meiose.
  • E) a meiose se inicia nos espermatócitos primários e é finalizada nas espermátides.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

A espermatogênese divide-se em quatro fases. Na fase de proliferação as células primordiais dos testículos, diploides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias. Na fase de crescimento há um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias e estas são convertidas em espermatócitos primários, também diploides. Já na fase de maturação, há a primeira divisão meiótica, em que cada espermatócito primário origina dois espermatócitos secundários; como resultam da primeira divisão da meiose, já são haploides. Com a ocorrência da segunda divisão meiótica, os dois espermatócitos secundários originam quatro espermátides haploides. Por fim, a espermiogênese é o processo que converte as espermátides em espermatozoides, perdendo quase todo o citoplasma. As demais alternativas estão incorretas. Não há mutiplicação dos espermatozoides por mitose, cada um deles é formado pelo processo de espermatogênese descrito. O espermatócito secundário não é diploide, mas sim haploide, apresentando apenas 23 cromossomos. Os espermatócitos primários não são haploides e sim diploides. E a espermatogônia é gerada pelo processo mitótico e não meiótico. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
1 2 3 5