Questões Sobre Répteis - Biologia - Vestibular Tradicional
1) (UFES) No Pantanal Mato-Grossense, os jacarés aquecem-se ao sol nas margens dos rios durante o dia e, como a água esfria mais lentamente que a terra, submergem à noite. Essa estratégia dos crocodilianos está relacionada ao fato de eles
- A) excretarem principalmente ureia, composto nitrogenado com baixa toxicidade que necessita de água para ser eliminado.
- B) serem ectotérmicos, dependendo de fontes externas de calor para a regulação da temperatura corpórea.
- C) dependerem da água para a fecundação e o desenvolvimento dos ovos.
- D) apresentarem o corpo revestido por uma pele grossa, com placas córneas, que evita a dessecação.
- E) não terem, em seus pulmões, superfície suficiente para uma troca gasosa eficiente, necessitando de realizar absorção de oxigênio da água do meio circundante, através da mucosa cloacal.
Alternativa correta: B) serem ectotérmicos, dependendo de fontes externas de calor para a regulação da temperatura corpórea.
Explicação: Os crocodilianos, como os jacarés, são animais ectotérmicos, o que significa que dependem de fontes externas de calor para regular a temperatura do corpo. Por isso, durante o dia eles se aquecem ao sol nas margens dos rios e à noite submergem na água, que se mantém mais quente por mais tempo que a terra.
2) (Ufam) O sistema digestivo dos vertebrados é completo com boca, faringe, esôfago, estômago e ânus. Nos répteis e aves, o intestino termina em uma câmara onde desemboca o sistema excretor e o reprodutor e que se comunica com o exterior por meio do ânus. Como é denominada essa câmara?
- A) pança.
- B) moela.
- C) barrete.
- D) cloaca.
- E) coagulador.
3) A excreção nos répteis é realizada graças à presença de um par de rins. Estes produzem a urina que é conduzida através dos ureteres até a cloaca ou até a bexiga urinária antes de ser eliminada pela cloaca. Os resíduos nitrogenados da maioria dos répteis são eliminados na forma de:
- A) ureia.
- B) ácido úrico.
- C) amônia.
- D) ácidos graxos.
B) ácido úrico.
Os répteis eliminam seus resíduos na forma de ácido úrico, uma substância pouco solúvel em água e menos tóxica que a amônia.
4) O sistema circulatório dos répteis apresenta diferenças entre o grupo dos não crocodilianos e dos crocodilianos. Essa diferença pode ser observada analisando-se a anatomia do coração, que, nos crocodilianos, apresenta-se:
- A) com três cavidades: dois átrios e um ventrículo.
- B) com quatro câmaras, chamadas de: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo.
- C) com três cavidades, sendo uma dividida por um septo muscular incompleto.
- D) com duas cavidades, sendo um átrio e um ventrículo.
- E) sem divisão em compartimentos.
Alternativa correta: B) com quatro câmaras, chamadas de: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo.
Explicação: O coração dos répteis crocodilianos apresenta-se com dois átrios e dois ventrículos, diferentemente dos não crocodilianos, que apresentam apenas dois átrios e um ventrículo.
5) Os répteis são animais que apresentam uma grande quantidade de características que os permite viver perfeitamente em terra firme. Sem dúvidas, a principal novidade evolutiva que permitiu a conquista desse meio foi o chamado ovo amniótico. Marque a única alternativa que não indica uma característica desse tipo de ovo.
- A) O ovo amniótico apresenta uma casca flexível ou rígida, dependendo do animal, que garante proteção ao embrião.
- B) O ovo amniótico apresenta uma reserva alimentar chamada de vitelo, que é encontrada no interior das células embrionárias.
- C) No ovo amniótico, o alantoide é um anexo que tem por função principal armazenar as excretas do embrião.
- D) O ovo amniótico possui uma membrana chamada de córion que envolve todo o embrião e todos os anexos embrionários.
- E) No ovo amniótico, é encontrado o âmnio, uma bolsa cheia de líquido que protege o embrião contra choques mecânicos e a dessecação.
Alternativa "B".
O ovo amniótico apresenta uma reserva alimentar chamada de vitelo, que é encontrada no interior das células embrionárias. Essa reserva nutricional é essencial para o desenvolvimento inicial do embrião dentro do ovo.