Questões Sobre Sistema Endócrino - Biologia - Vestibular Tradicional
Continua após a publicidade..
1) Um artigo científico relata a construção e a eficiência de um reator fotocatalítico de fluxo contínuo para a degradação de hormônios presentes em águas tratadas para consumo humano. Num trecho desse estudo, os autores afirmam: “é interessante notar que 80% de estrogênio foram removidos numa alimentação a 200 ng/L, 25 mW/cm2 e 300 L/(m2 h), enquanto que as remoções de progesterona e testosterona ficaram em 44% e 33%, respectivamente”. De acordo com essas informações, pode-se inferir que o reator é capaz de degradar
- A) dois hormônios femininos e um masculino, sendo que degrada melhor um feminino.
- B) dois hormônios femininos e um masculino, sendo que degrada melhor o masculino.
- C) somente hormônios masculinos, sendo que degrada melhor o estrogênio.
- D) somente hormônios femininos, sendo que degrada melhor o estrogênio.
A alternativa correta é letra A
Os hormônios citados no artigo são estrogênio, progesterona e testosterona, sendo os dois primeiros femininos e o terceiro, masculino. A eficiência do reator em degradar os hormônios na água para consumo humano é maior nos hormônios femininos (80% no estrogênio e 44% na progesterona), conforme dados apresentados.
Resposta pesquisada na internet: Fonte Objetivo
Continua após a publicidade..
2) O metabolismo energético do organismo varia em função dos níveis de hormônios na circulação sanguínea. Por sua vez, a produção hormonal está relacionada com fatores como existência de doenças, escolhas alimentares e estado de atividade ou de inatividade física. O esquema abaixo mostra transformações metabólicas predominantes em determinada condição do organismo, envolvendo algumas substâncias em diferentes tecidos.
A condição representada pelo esquema é:
A condição representada pelo esquema é:
- A) repouso
- B) diabetes melito
- C) hiperinsulinismo
FAZER COMENTÁRIO- D) dieta hiperglicídica
A alternativa correta é letra B
O esquema mostra uma condição em que o indivíduo utiliza as reservas energéticas armazenadas no tecido adiposo. Observe que os triglicerídios (lipídios) são quebrados em ácidos graxos e glicerol para a produção de energia. A glicose lançada no sangue é obtida pela quebra do glicogênio e pelo metabolismo de glicerol e aminoácidos no fígado. Essa situação, em que o organismo recorre às reservas, não apenas de glicogênio, mas de gorduras, para obtenção de glicose e energia, ocorre quando as células não obtém glicose suficiente a partir da alimentação, como no caso do diabético mellitus. Nessa doença, por falta ou não funcionamento do hormônio insulina, grande parte da glicose absorvida no intestino não pode entrar nas células e cumprir seu papel energético.
Assim, resposta correta é a letra b.3) Observou-se em uma gestante de 8 meses a existência de um tumor na neuro-hipófise, o que resultou na impossibilidade de essa região liberar para o sangue os hormônios que ali chegam. Em razão do fato, espera-se que
I. quando do parto, essa mulher tenha que receber soro com ocitocina, para assegurar que ocorram as contrações uterinas.II. depois de nascida, a criança deva ser alimentada com mamadeira, uma vez que as glândulas mamárias da mãe não promoverão a expulsão do leite.III. a mãe não produza leite, em razão da não liberação de prolactina pela neuro-hipófise.IV. a mãe possa desenvolver uma doença chamada diabetes insípido.V. a mãe apresente poliúria (aumento no volume urinário) e glicosúria (glicose na urina), uma vez que a capacidade de reabsorção de glicose nos rins é insuficiente.É correto o que se afirma apenas emFAZER COMENTÁRIO- A) I, II e IV.
- B) I, II e V.
- C) I, III e IV.
- D) II e V.
- E) III e V.
A alternativa correta é letra A
I e II- A neuro-hipófise secreta a ocitocina, hormônio responsável pela contração uterina e ejeção do leite materno. Portanto ambas as afirmativas estão corretas.III- A prolactina é secretada pela adeno-hipófise e, portanto não será influenciada pelo tumor na neuro-hipófise. Afirmativa falsa.IV- A diabetes insípido é ocasionada pela deficiência do hormônio antidiurético (ADH) que é secretado pela neuro-hipófise. Afirmativa correta.V- Há aumento da quantidade de urina devido à redução da reabsorção de água nos rins pela deficiência do ADH. Mas, não há glicosúria, o que torna a afirmativa falsa.Continua após a publicidade..4) Os esportes radicais são atividades muito difundidas entre os jovens e têm recebido crescente atenção da mídia, inclusive com veiculação pela televisão. Uma característica deles, utilizada na sua propaganda, é a capacidade de induzir um aumento na produção de adrenalina nos participantes. Indique a alternativa que descreve corretamente o local de produção e a ação da adrenalina.
FAZER COMENTÁRIO- A) Pâncreas – vasoconstrição, sudorese e elevação do nível de açúcar no sangue.
- B) Hipófise – vasodilatação, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e dilatação de pupilas e brônquios.
- C) Supra-renais – vasodilatação, sudorese e dilatação das pupilas.
- D) Hipófise – redução no volume sanguíneo, redução na pressão sanguínea sistêmica e elevação do nível de açúcar no sangue.
- E) Supra-renais – vasoconstrição, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e elevação do nível de açúcar no sangue.
A alternativa correta é letra E
O hormônio adrenalina (atuante no sistema nervoso simpático e também como neurotransmissor) é produzido pelas glândulas adrenais (ou supra-renais). Tem ação no aumento da frequência dos batimentos cardíacos e da taxa de glicose no sangue, além de promover vasoconstrição periférica.5) O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como PRAZER, por estar próxima a tão sonhada aprovação; EMOÇÃO, por vivenciar uma grande escolha, e MEDO de cometer um equívoco ao responder as questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da frequência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como consequência das sensações citadas no texto.
FAZER COMENTÁRIO- A) Supra-renal e adrenalina.
- B) Tireóide e adrenalina.
- C) Tireóide e calcitonina.
- D) Hipófise e adrenalina.
- E) Pineal e melatonina.
A alternativa correta é letra A
A taquicardia e o aumento da frequência respiratória são apenas dois exemplos dos diversos efeitos da adrenalina, hormônio produzido pela glândula supra-renal (adrenal). Tal hormônio é liberado no organismo também em situações de perigo, como em momentos de fuga.Portanto, a resposta correta é a alternativa A.Continua após a publicidade..6) Com base no Texto XII e considerando um indivíduo que apresenta uma regulação metabólica normal frente à abundância e à escassez de nutrientes, considere as afirmativas. I. A adaptação às oscilações diárias da concentração de nutrientes evidencia as alterações pelas quais os seres humanos ajustam seu metabolismo a diferentes condições. II. Após uma refeição, o excedente de glicose é mantido em circulação, por conseqüência, o fígado responde diminuindo a liberação de insulina, ao passo que o pâncreas aumenta a concentração de glucagon. III. À medida que a glicose circulante atinge o seu valor basal, o pâncreas passa a secretar o hormônio glucagon, iniciando o período pós-absortivo, no qual a glicemia será mantida pela degradação do glicogênio hepático. IV. Se as reservas de carboidratos do organismo estiverem abaixo do normal, a glicólise, oriunda dos triglicerídeos dos músculos esqueléticos, será a única via capaz de manter a glicemia em níveis satisfatórios. Assinale a alternativa correta.
FAZER COMENTÁRIO- A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
- B) Somente as afirmativas I e III são corretas.
- C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
- E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
A alternativa correta é letra B
Após a refeição, o excesso de glicose tende a se concentrar na circulação sanguínea, aumentando a glicemia, o que estimula o pâncreas a aumentar a liberação de insulina e diminuir a de glucagon (assim, a glicose tenderá a entrar nas células, deixando a circulação). Em períodos de jejum, ocorre a atuação do processo de gliconeogênese, a qual visa manter a glicemia utilizando como substrato os aminoácidos em células musculares. Estão coerentes as assertivas I e III, portanto, a resposta correta é a alternativa B.7) Um hormônio foi injetado na circulação sanguínea de uma pessoa. O gráfico mostra como a concentração de cálcio no sangue variou ao longo do tempo após a injeção.
John Hall. Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, 2011 (adaptado)É correto afirmar que o hormônio injetado na circulação sanguínea dessa pessoa foi:FAZER COMENTÁRIO- A) o glucagon
- B) a tiroxina
- C) o paratormônio
- D) a calcitonina
- E) a aldosterona
A alternativa correta é letra C
O paratormônio é um hormônio da paratireoide cujo excesso causa aumento do cálcio no sangue e urina. O glucagon aumenta o nível de glicose no sangue. A tiroxina aumenta o metabolismo celular. A calcitonina diminui a concentração de cálcio no sangue. E a aldosterona controla a quantidade de eletrólitos no sangue (sódio, potássio, cloro, hidrogênio). Portanto, a resposta correta é a alternativa C.Continua após a publicidade..8) As glândulas multicelulares se formam a partir da proliferação celular de um tecido e, após a sua formação ficam imersas em outro tecido, recebendo nutrientes e oxigênio. De acordo com o tipo de secreção que é produzido, as glândulas são classificadas basicamente em endócrinas e exócrinas. Entretanto, existe uma glândula que possui duas partes, uma exócrina e outra endócrina. A figura a seguir mostra um esquema comparativo da formação de dois tipos de glândulas.
Com base na figura, assinale a opção que identifica, respectivamente, o tecido de onde as glândulas se originam, o tecido onde elas ficam imersas, a glândula I, a glândula II e um exemplo de uma glândula exócrina.FAZER COMENTÁRIO- A) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glândula exócrina, glândula endócrina e glândula salivar.
- B) Tecido conjuntivo, tecido epitelial, glândula exócrina, glândula endócrina e tireoide.
- C) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glândula endócrina, glândula exócrina e pâncreas.
- D) Tecido conjuntivo simples, tecido epitelial, glândula endócrina, glândula exócrina e paratireoide.
- E) Tecido conjuntivo frouxo, tecido epitelial, glândula endócrina, glândula exócrina e glândula lacrimal.
A alternativa correta é letra A
Através da primeira figura, na sequência de imagens, infere-se que as células depositadas sobre a lâmina basal delimitam o meio interno do externo ao organismo, sendo, desta forma, epitelial o tecido de origem. Após a proliferação celular, as novas células formadas adentram-se no tecido conjuntivo, o qual dá suporte ao epitelial. A glândula I é exócrina pois mantém sua comunicação com o meio externo (seja ambiente ou luz de algum órgão) onde libera substâncias; já a II é endócrina, uma vez que a porção secretora libera as substâncias no meio interno – corrente sanguínea. Exemplos de glândulas exócrinas são as salivares, sudoríparas e sebáceas.Portanto, a resposta correta é a alternativa A.9) Os hormônios exercem papel fundamental na integração do controle metabólico do organismo humano. Algumas das etapas do metabolismo estimuladas por hormônios estão resumidas a seguir: 1 – gliconeogênese hepática; 2 – síntese de glicogênio; 3 – mobilização do Ca++ do osso.
Os hormônios insulina, paratormônio e epinefrina estimulam, respectivamente, as seguintes etapas:FAZER COMENTÁRIO- A) 2, 3, 1
- B) 1, 2, 3
- C) 3, 2, 1
- D) 1, 3, 2
A alternativa correta é letra A
A insulina é o hormônio que favorece a síntese de glicogênio no fígado e nos músculos (glicogênese); o paratormônio é secretado pelas glândulas paratireóideas e atua aumentando a concentração de cálcio (Ca++) do sangue, mobilizando-o dos ossos; já a epinefrina (ou adrenalina) participa da gliconeogênese hepática, promovendo a síntese de glicose no fígado a partir de ácido pirúvico. Portanto, a resposta correta é a alternativa A.Continua após a publicidade.. 1 2 3 … 5 Próximo »10) Louco por um saleiro, sal foi uma das primeiras palavras que o garoto aprendeu a falar, antes de completar 1 ano de idade. Quando conseguiu caminhar com as próprias pernas, passou a revirar os armários da cozinha em busca de tudo que fosse salgado e, sempre que podia, atacava o saleiro. Aos 3 anos e meio, por causa da suspeita de puberdade precoce, o menino foi internado num hospital.
(Fonte: Christante, L. Sede de sal. Revista Unesp Ciência, n.17, 2011.)O apetite por sal da criança, cujo relato tornou-se clássico na história da Medicina, era causado por um desequilíbrio endócrino. Após a sua morte, descobriu-se que a criança apresentava uma deficiência na produção de:FAZER COMENTÁRIO- A) aldosterona pelas glândulas adrenais.
- B) insulina pelo pâncreas.
- C) tiroxina pela tireoide.
- D) vasopressina pelo hipotálamo.
- E) somatotrofina pela hipófise.
A alternativa correta é letra C
Resposta A
O hormônio aldosterona é produzido pelas glândulas adrenais e atua no controle eletrolítico, através da reabsorção do sódio e excreção do potássio nos túbulos renais. Desta forma ao ter um déficit na produção de aldosterona a criança eliminava muito sódio e portanto a necessidade de repor este mineral acarretava na vontade insaciável de ingerir sal. - B) diabetes melito