Continua após a publicidade..
A homeostase é a capacidade de o organismo regular o seu meio interno fisiológico, embora este esteja continuamente sujeito a modificações. A ingestão de álcool etílico, presente nas bebidas alcoólicas, inibe o hormônio antidiurético (ADH) e, consequentemente, aumenta a diurese, provocando uma indisposição denominada “ressaca”, em que a pessoa bebe muita água. Assinale a alternativa que explica, em parte, a ressaca.
- A) A ativação do ADH pelo álcool etílico leva a um aumento do volume urinário, diminuindo a sede.
- B) A ativação do ADH pelo álcool etílico leva a uma diminuição do volume urinário, o que dilui os líquidos biológicos, provocando sede.
- C) A inativação do ADH leva a um aumento do volume urinário e, consequentemente, à diminuição da concentração dos solutos nos líquidos biológicos (plasma, linfa e substância intercelular), diminuindo a vontade de beber água.
- D) A inativação do ADH leva a um aumento do volume urinário e, consequentemente, da concentração dos líquidos biológicos (plasma, linfa e substância intercelular), diminuindo a sede.
- E) A inativação do ADH leva a um aumento do volume urinário e, consequentemente, da concentração de solutos nos líquidos biológicos (plasma, linfa e substância intercelular), provocando muita sede.
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Após a ingestão do álcool, são executados inúmeros mecanismos de modo a eliminar esta substância tóxica do organismo. O fígado, por exemplo, produz enzimas para promover a degradação do álcool. A sede é provocada uma vez que para eliminar a toxicidade, é necessária a presença de solvente para a execução do processo. Após sua total eliminação, o fígado entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo, o que resulta numa queda de força muscular, enjoo e sensibilidade a luz.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário