Continua após a publicidade..
As glândulas multicelulares se formam a partir da proliferação celular de um tecido e, após a sua formação ficam imersas em outro tecido, recebendo nutrientes e oxigênio. De acordo com o tipo de secreção que é produzido, as glândulas são classificadas basicamente em endócrinas e exócrinas. Entretanto, existe uma glândula que possui duas partes, uma exócrina e outra endócrina. A figura a seguir mostra um esquema comparativo da formação de dois tipos de glândulas.

Com base na figura, assinale a opção que identifica, respectivamente, o tecido de onde as glândulas se originam, o tecido onde elas ficam imersas, a glândula I, a glândula II e um exemplo de uma glândula exócrina.
- A) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glândula exócrina, glândula endócrina e glândula salivar.
- B) Tecido conjuntivo, tecido epitelial, glândula exócrina, glândula endócrina e tireoide.
- C) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glândula endócrina, glândula exócrina e pâncreas.
- D) Tecido conjuntivo simples, tecido epitelial, glândula endócrina, glândula exócrina e paratireoide.
- E) Tecido conjuntivo frouxo, tecido epitelial, glândula endócrina, glândula exócrina e glândula lacrimal.
Resposta:
A alternativa correta é letra A
Através da primeira figura, na sequência de imagens, infere-se que as células depositadas sobre a lâmina basal delimitam o meio interno do externo ao organismo, sendo, desta forma, epitelial o tecido de origem. Após a proliferação celular, as novas células formadas adentram-se no tecido conjuntivo, o qual dá suporte ao epitelial. A glândula I é exócrina pois mantém sua comunicação com o meio externo (seja ambiente ou luz de algum órgão) onde libera substâncias; já a II é endócrina, uma vez que a porção secretora libera as substâncias no meio interno – corrente sanguínea. Exemplos de glândulas exócrinas são as salivares, sudoríparas e sebáceas.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário