Continua após a publicidade..
“Durante uma excursão a cavalo que fiz nos arredores de uma vila de Goiás, senti-me de repente como que num país fantástico. Um terço das pessoas que encontrei tinha uma enorme bola no pescoço, […] Os matutos não compartilhavam meu espanto. Já estão acostumados com o “papo” ou “bócio endêmico”. O. Frota-Pessoa, Vol. 1, p. 264 A anomalia citada no texto está associada à hipofunção de uma glândula endócrina, devido à carência de uma substância. Esta glândula e esta substância são respectivamente:
“Durante uma excursão a cavalo que fiz nos arredores de uma vila de Goiás, senti-me de repente como que num país fantástico. Um terço das pessoas que encontrei tinha uma enorme bola no pescoço, […] Os matutos não compartilhavam meu espanto. Já estão acostumados com o “papo” ou “bócio endêmico”.
O. Frota-Pessoa, Vol. 1, p. 264
A anomalia citada no texto está associada à hipofunção de uma glândula endócrina, devido à carência de uma substância. Esta glândula e esta substância são respectivamente:
- A) hipófise e mercúrio.
- B) tireóide e iodo.
- C) paratireóides e cálcio.
- D) pâncreas e insulina.
- E) adrenais e adrenalina.
Resposta:
A alternativa correta é letra B
O bócio está relacionado à glândula tireóide, a qual tem seu funcionamento prejudicado devido à carência de iodo. Este é um elemento integrande dos hormônios tireóideos, como a tiroxila e tri-iodotironina; seu déficit conduz ao hipotiroidismo, resultando no bócio e na mixedema.
Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário