Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No contexto britânico, John Locke (1632-1704), afirmava que a mente se desenvolvia pelo acúmulo progressivo de experiências sensoriais (SCHULTZ; SCHULTZ, 2014).

Ele acreditava que, “[…] quando nascemos, a mente é uma folha em branco que adquire conhecimento mediante a experiência sensorial.

FREITAS, Márcia de Fátima Rabello. FERRONATO, Raquel Franco. PINTO, Rosângela de Oliveira. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

Considerando o contexto apresentado, a concepção de aprendizagem descrita corresponde ao:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Empirismo.

John Locke, um filósofo britânico do século XVII, tinha uma visão muito interessante sobre como aprendemos. Ele comparava a mente humana a uma “folha em branco” ou “tábula rasa”. Segundo ele, quando nascemos, nossa mente não tem conhecimento algum; é como um quadro vazio esperando ser pintado.

Agora, imagine que cada experiência sensorial que temos — tudo o que vemos, ouvimos, tocamos, cheiramos e saboreamos — é como uma cor que vai preenchendo esse quadro. Com o tempo, essas experiências se acumulam e formam o conhecimento que temos do mundo.

Então, considerando essa ideia de que o conhecimento vem da experiência sensorial, a concepção de aprendizagem descrita por Locke corresponde ao Empirismo (opção D). O empirismo é a teoria filosófica que enfatiza o papel da experiência e da percepção sensorial na formação do conhecimento. Diferente do inatismo, que sugere que já nascemos com certos conhecimentos, ou do racionalismo, que coloca a razão acima da experiência, o empirismo valoriza o aprendizado através das experiências vividas.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *