Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Empuxo - Física - Vestibular Tradicional

Continua após a publicidade..

1) Um cilindro sólido e homogêneo encontra-se, inicialmente, apoiado sobre sua base no interior de um recipiente. Após a entrada de água nesse recipiente até um nível máximo de altura H, que faz o cilindro ficar totalmente submerso, verifica-se que a base do cilindro está presa a um fio inextensível de comprimento L. Esse fio está fixado no fundo do recipiente e totalmente esticado. Observe a figura:

Em função da altura do nível da água, o gráfico que melhor representa a intensidade da força F que o fio exerce sobre o cilindro é:
 
  • A) 
  • B) 
  • C) 
  • D) 
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

Para esta resolução considere: ρ (densidade do líquido), h (altura), P (pressão), P0 (pressão atmosférica), V (volume do líquido deslocado) e g (gravidade). A soma da força F com o peso P do cilindro deve ser igual ao empuxo E, aplicado pela água, para que o corpo permaneça em equilíbrio. O peso P do corpo é uma constante, de modo que variações no empuxo, implicarão variações na força F. Assim, Força F + Peso = Empuxo. Mas o empuxo está relacionado proporcionalmente com a diferença de pressão entre a parte superior e inferior do cilindro. Sabe-se que quanto maior for o nível de água, maior será a diferença de pressão no corpo, pois P=P0+ρgh. Logo, a força F aplicada pelo fio, tende a aumentar com acréscimos na altura do nível de água, de modo que quando o cilindro estiver totalmente submerso, o empuxo, e em consequência a força F, serão constantes. Outro modo de explicar a constante do empuxo e portanto, da força F, se dá no fato do valor ρVg ser constante para um corpo totalmente submerso. Isso é perceptível no gráfico da alternativa D, quando a força F se mantém constante pouco antes da altura H (pois, o corpo já estava totalmente submerso).
Continua após a publicidade..

2) Uma pessoa de massa M pratica mergulho nas águas tranquilas do mar, com seu corpo totalmente submerso e em repouso, porém próximo à superfície. Depois de um certo tempo ela retorna ao barco, quando seu corpo, já totalmente fora da água, fica submetido a um empuxo de aproximadamente 1,2N. Determine, em unidades do SI, a massa aproximada dessa pessoa.

  • A) 70
  • B) 85
  • C) 100
  • D) 120
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Note que precisamos lidar com dois tipos de fluidos neste problema, a água do mar e o ar. No primeiro momento, o corpo do mergulhador está totalmente submerso na água do mar, e em repouso, o que implica que o mergulhador está em equilíbrio, e assim, temos:

E - P = 0
Donde E é o empuxo e P é o peso. 

Para a água do mar, sendo P = Mg e E =  ρág.mVdg temos:

Mg - ρág.mVdg = 0 => Mg = ρág.mVdg =>
M = ρ
ág.mVd           (1)

Donde M é a massa do mergulhador, g é a aceleração da gravitacional, ρág.m  é a densidade da água do mar, e Vd é o volume deslocado, que neste caso é o volume do corpo do mergulhador, pois ele está totalmente submerso.

Para o caso em que o mergulhador está fora da água, ou seja, totalmente submerso no ar, temos:
 E = ρarVdg => 1,2 N = ρarVdg => Vd = (1,2 N)/[ρarg ]

Substituindo tal valor na expressão (1), temos:
M = ρ
ág.m((1,2 N)/[ρarg ]) =(ρág.m/ρar)((1,2 N)/[g]) => 
M = [(1,025 g.cm-3)/(1,225.10-3g.cm-3)][(1,2 N)/(10 m/s²)] ≈ 100 kg

Alternativa C)

3) Um recipiente cilíndrico vazio flutua em um tanque de água com parte de seu volume submerso, como na figura. 

 
O recipiente possui marcas graduadas igualmente espaçadas, paredes laterais de volume desprezível e um fundo grosso e pesado. Quando o recipiente começa a ser preenchido, lentamente, com água, a altura máxima que a água pode atingir em seu interior, sem que ele afunde totalmente, é melhor representada por
O recipiente possui marcas graduadas igualmente espaçadas, paredes laterais de volume desprezível e um fundo grosso e pesado. Quando o recipiente começa a ser preenchido, lentamente, com água, a altura máxima que a água pode atingir em seu interior, sem que ele afunde totalmente, é melhor representada por
  • A)
     
  • B)
  • C)
  • D)
  • E)
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Pela figura percebe-se que para o corpo ter metade do seu volume submerso, é necessário 3 partes (retângulos) vazios superior ao líquido, e dois retângulos vazios na parte inferior ao líquido, com um preenchido por um peso.
Pelo teorema de Arquimedes o empuxo deve ser igual ao peso. Equacionando :
 
E=P (caso geral)Logo, para a questão :Ev + Ef = P da2Vg + Ef = P (1)Quando há água no recipiente:Ev + Ef = P + P2 (2)sendo:P o peso da parte submersa vaziaP2 o peso da parte submersa preenchidaEv o empuxo pelas partes vaziasEf o empuxo pela parte preenchidaSubstituindo (1) em (2) vem:da.5V.g + Ef = da2Vg + Ef +daxVg(3-x)daVg=0->X=3.
Alternativa C.
Continua após a publicidade..

4) Duas esferas, A e B, maciças e de mesmo volume, são totalmente imersas num líquido e mantidas em repouso pelos fios mostrados na figura. Quando os fios são cortados, a esfera A desce até o fundo do recipiente e a esfera B sobe até a superfície, onde passa a flutuar, parcialmente imersa no líquido.

Sendo PA e PB os módulos das forças Peso de A e B, e Ee EB os módulos das forças Empuxo que o líquido exerce sobre as esferas quando elas estão totalmente imersas, é correto afirmar que
Sendo PA e PB os módulos das forças Peso de A e B, e Ee EB os módulos das forças Empuxo que o líquido exerce sobre as esferas quando elas estão totalmente imersas, é correto afirmar que
  • A) PA <  PB e  EA =  EB
  • B) PA <  PB e   EA <  EB
  • C) PA >  PB e  EA >  EB
  • D) PA >  PB e  EA <  EB
  • E) PA >  PB e  EA =  EB
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

O peso da esfera é uma relação da massa vezes a gravidade (P=m.g). O empuxo é uma relação entre a densidade do líquido (d), o volume da esfera e a gravidade (E=V.d.g). O enunciado afirma que as esferas possuem volumes iguais e estão no mesmo líquido, assim o empuxo que atua nas duas esferas é igual.
O empuxo atua contra a força peso e se a esfera A desce, significa que o seu peso é maior que o empuxo. No caso da esfera B que sobe, o empuxo é maior que o peso. Diante desta análise, as relações corretas são apresentadas na alternativa E.

5)

Essas substâncias foram utilizadas para construir quatro cilindros maciços.
A massa de cada cilindro e a substância que o constitui estão indicadas na tabela abaixo.
 
Se os cilindros forem mergulhados totalmente em um mesmo líquido, o empuxo será maior sobre o de número:
  • A) I.
  • B) II.
  • C) III.
  • D) IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

A partir do gráfico que relaciona massa e volume, podemos calcular o valor da densidade de cada substância, já que:
densidade=massa(g)volume (cm3)

A densidade de A, B, C e D serão, respectivamente, 1,0; 1,5; 2,5 e 6 g/cm3.
O valor do empuxo (I) é calculado pela fórmula:
I=ρVg
em que ρ é a densidade do objeto submerso, V é o volume do fluido deslocado (igual ao volume do cilindro) e g a aceleração da gravidade (consideremos 10 m/s2). Uma vez que os cilindros estarão submersos na mesma espécie de líquido e submetidos à mesma aceleração da gravidade, quanto maior for o volume do cilindro maior será o empuxo. Assim sendo:
vI = m/d = (30 g)/(1 g/cm³) = 30 cm³
vII = m/d = (60 g)/(1,5 g/cm³) = 40 cm³
vIII = m/d = (75 g)/(2,5 g/cm³) = 30 cm³
vIV = m/d = (90 g)/(6g/cm³) = 15 cm³

Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..

6) Prefeituras permitem fácil acesso a piscinas pública

Num belo dia de sol, três irmãos, André, Bernardo e Caetano estão brincando na piscina de um clube. Cada um tem uma bola: André tem uma de plástico oca, Bernardo, uma de borracha maciça e Caetano tem uma de isopor maciça. Num dado momento, os três afundam completamente suas bolas na água. A bola de André recebe, então, um  empuxo Ea, a de Bernardo, um empuxo Eb e a de Caetano, um empuxo Ec. Considerando que todas as bolas têm exatamente o mesmo diâmetro, é correto afirmar que:
  • A) EA < EB < EC.
  • B) EC < EA < EB.
  • C) EA = EB = EC.
  • D) EA < EC < EB.
  • E) EB < EC < EA.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

O empuxo sofrido por um corpo imerso em água é dado por:
E = dH2O.V.g,
sendo V o volume de água deslocado, isto é, o volume imerso do corpo.
Dado que os diâmetros das três bolas dos meninos são iguais, possuem volumes iguais. Como essas bolas estão completamente imersas, deslocam volumes iguais de água e, portanto, sofrem o mesmo empuxo.
Logo, Ea = Eb = Ec.

7) Um bloco de madeira impermeável, de massa M e dimensão 2×3×3 cm3, é inserdo muito lentamente na água de um balde, até a condição de equilíbrio, com metade de seu volume submersa.

 
A água que vaza do balde é coletada em um copo e tem massa m. A figura ilustra as situações inicial e final; em ambos os casos, o balde encontra-se cheio de água até sua capacidade máxima. A relação entre as massas m e M é tal que:
  • A) m = M/3
  • B) m = M/2
  • C) m = M
  • D) m = 2M
  • E) m = 3M
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Quando o bloco de madeira está em equilíbrio com a água no balde, o empuxo que o líquido aplica no bloco tem a mesma intensidade do peso do bloco (a somatória das forças é igual a 0 em situação de equilíbrio). Isto é:
E = M × g
Em contrapartida, pela lei de Arquimedes sabemos que "o empuxo é igual ao peso do fluído deslocado". Então, temos que:
E = m × g
Como "E = M × g" e "E = m × g", podemos chegar ao resultado que:
M × g = m × g
E então,
M = m
Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Continua após a publicidade..

8) Uma bexiga, inflada com ar, possui volume V quando imersa em água e presa ao fundo do recipiente por um fio, que exerce na bexiga tração T.

 
 
O recipiente é rígido e possui tampa rígida e vedante, na qual há uma válvula que permite variar a pressão sobre o líquido por meio de um compressor. Caso se aumente a pressão sobre o líquido, podem variar os valores do volume V, da tração T e do empuxo E.
Nessas condições,
  • A) V diminui, T diminui e E diminui.
  • B) V diminui, T aumenta e E diminui.
  • C) V diminui, T diminui e E aumenta.
  • D) V aumenta, T aumenta e E aumenta.
  • E) V aumenta, T diminui e E aumenta.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

Se aumentarmos a pressão externa sobre o líquido, a pressão sobre a bexiga também irá aumentar. De acordo com o Princípio de Pascal, o volume V da bexiga estando submetido a uma pressão maior, irá diminuir. Uma vez que o volume V diminui, a quantidade de líquido deslocado pela bexiga também diminui, diminuindo assim o empuxo E, que é diretamente proporcional à quantidade de volume de fluido deslocado e, automaticamente, diminuindo a tração T do fio. Alternativa correta letra A.

9) A maioria dos peixes ósseos possui uma estrutura chamada vesícula gasosa ou bexiga natatória, que tem a função de ajudar na flutuação do peixe. Um desses peixes está em repouso na água, com a força peso, aplicada pela Terra, e o empuxo, exercido pela água, equilibrando-se, como mostra a figura 1. Desprezando a força exercida pelo movimento das nadadeiras, considere que, ao aumentar o volume ocupado pelos gases na bexiga natatória, sem que a massa do peixe varie significativamente, o volume do corpo do peixe também aumente. Assim, o módulo do empuxo supera o da força peso, e o peixe sobe (figura 2).

       
Na situação descrita, o módulo do empuxo aumenta, porque
  • A) é inversamente proporcional à variação do volume do corpo do peixe.
  • B) a intensidade da força peso, que age sobre o peixe, diminui significativamente.
  • C) a densidade da água na região ao redor do peixe aumenta.
  • D) depende da densidade do corpo do peixe, que também aumenta.
  • E) o módulo da força peso da quantidade de água deslocada pelo corpo do peixe aumenta.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

O empuxo é caracterizado pelos produtos da gravidade, densidade e volume, E=dVg. Ao aumentarmos o volume do corpo, a quantidade de líquido que o envolve é maior. Logo o peso desse líquido, no caso da questão, a água, cresce em relação ao volume inicial. Logo, a alternativa correta é a letra E.
Continua após a publicidade..

10) A areia monazítica, abundante no litoral do Espírito Santo até o final do século XIX, é rica em tório e foi contrabandeada para outros países durante muitos anos sob a falsa alegação de lastrear navios. O lastro tem por objetivo afundá-los na água, até certo nível, conferindo estabilidade para a navegação.

Se uma embarcação tem massa de 50.000 kg, qual deverá ser a massa de lastro de areia monazítica, em toneladas, para que esse navio lastreado desloque um volume total de 1.000 m3 de água do mar? Considere a densidade da água do mar igual a 1 g/cm3.
  • A) 180
  • B) 500
  • C) 630
  • D) 820
  • E) 950
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

Temos que o peso total do objeto é igual ao empuxo, assim podemos escrever tanto o empuxo quando o peso em funções das variáveis informadas. Com isso:
P = E
(mb + ma) × g = ρ × g × V
mb + ma = ρ × V
ma = (ρ × V) – mb
Informando que: ma é a massa da areia adicionada; ρ é a densidade do líquido deslocado (água); V é o Volume de líquido deslocado (água); mb é a massa da embarcação. Sabemos também que:
1 g/cm3​ = 10-3 kg / 10-6 m3​ = 103 kg/m3
Substituindo:, temos que:
ma = 103 × 1.000 – 50.000
ma = 950.000 kg
ma = 950 t
Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
1 2 3