Continua após a publicidade..
Um recipiente, contendo determinado volume de um líquido, é pesado em uma balança (situação 1). Para testes de qualidade, duas esferas de mesmo diâmetro e densidades diferentes, sustentadas por fios, são sucessivamente colocadas no líquido da situação 1. Uma delas é mais densa que o líquido (situação 2) e a outra menos densa que o líquido (situação 3). Os valores indicados pela balança, nessas três pesagens, são tais que:
- A) P1 = P2 = P3
- B) P2 > P3 > P1
- C) P2 = P3 > P1
- D) P3 > P2 > P1
- E) P3 > P2 = P1
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
Quando a esfera é imersa, o líquido exercerá sobre ela uma força ascendente (negativa, tomando a referência para baixo) proporcional ao volume de líquido deslocado (volume imerso), de acordo com o princípio de Arquimedes (lei do empuxo)
Todavia, pelo princípio da ação e reação, existirá uma reação à força de empuxo (positiva), direcionada para baixo, da esfera sobre o líquido.Logo, o peso aparente medido pela balança será
Portanto, como o empuxo só depende do volume imerso, a situação 2 apresenta maior peso aparente (esfera totalmente imersa), a situação 3 peso aparente intermediário (esfera parcialmente imersa) e a situação 1 menor peso aparente.
P2>P3>P1 , alternativa B.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário