Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Força Magnética - Física - Vestibular Tradicional

Continua após a publicidade..

1) Partículas com carga elétrica positiva penetram em uma câmara em vácuo, onde há, em todo seu interior, um campo elétrico de módulo E e um campo magnético de módulo B, ambos uniformes e constantes, perpendiculares entre si, nas direções e sentidos indicados na figura. As partículas entram na câmara com velocidades perpendiculares aos campos e de módulos V1 (grupo 1), V2 (grupo 2) e V3 (grupo 3). As partículas do grupo 1 têm sua trajetória encurvada em um sentido, as do grupo 2, em sentido oposto, e as do grupo 3 não têm sua trajetória desviada. A situação está ilustrada na figura abaixo. 

  • A) I.
  • B) II.
  • C) III.
  • D) I e III.
  • E) II e III.
     
     
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

No caso de uma partícula carregada positivamente inserida em um campo magnético uniforme (orientado para cima), temos a seguinte relação de movimento:
 
onde F é a força magnética.
Sabendo-se que a força magnética irá se opor à força elétrica (também orientada para cima) nesse movimento, podemos igualar ambas para comparar suas relações com os grupos mencionados no exercício.
Grupo V1

Temos:
Fe > Fb
qE > q . v1 . B
E > v1 . B
v1 < E/B

Grupo V2

Temos:
Fe < Fb
qE < q . v2 . B
E <  v2 . B
v2 > E/B

Grupo V3

Temos:
Fe = Fb
qE = q . v3 . B
E = v3 . B
v3 = E/B

Comparando as velocidades com E/B temos:
v1 <  E/B < v2
v1 <  v3 < v2

Ou ainda:
v1 <  v2

Pelas afirmações temos:
I-Incorreta
II-Correta
III-Correta


Alternativa correta é a Letra E

2) Na região quadriculada da figura existe um campo magnético uniforme B→, perpendicular ao plano do reticulado e penetrando no plano da figura. Parte de um circuito rígido também passa por ela, como ilustrado na figura.

  • A) nula.
  • B) iBu/2.
  • C) iBu.
  • D) 3iBu.
  • E) 13iBu.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Uma corrente sob ação de um campo magnético perpendicular a mesma produz uma força magnética, em módulo, dada pela equação F= iLB, onde i é a corrente, B o campo magnético e L o comprimento do fio por onde circula a corrente. Na análise vetorial do problema temos:B=-Bz^ e i propagando na direção e sentido -y. Com isso e a utilização da regra  da "mão direita", chegamos a 5 forças no problema, relativas aos 5 trechos de fio. Fa , Fc e Fd estão na direção x, sendo que Fc e Fd com sentidos iguais, mas com sentido oposto a Fa. Fb e Fe estão na direção de y, mas com sentidos opostos entre eles. Utilizando a equação da força, temos que, em módulo, Fa=4uiB , Fc=3uiB , Fd=uiB, Fb=3iuB e Fe=2iuB. Logo somando as componentes nas respectivas direções temos que Fx = -Fa + Fc + Fd = 0 e Fy = - Fb + Fy = iuB. Esse resultado positivo é pelo fato de tomar como origem o y na direção oposta a corrente (i) e x perpendicular a propação da corrente. Logo temos a resposta C.
 
 

3)

  • A) V – V – V – F.
  • B) F – V – F – V.
  • C) V – F – V – V.
  • D) V – V – F – F.
  • E) F – F – V – V. 
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

Pela regra da mão direita, podemos verificar que a afirmação 1 é VERDADEIRA. Para isso, com o dedo indicador aponte para o sentido do campo, com o polegar aponte no sentido da velocidade, e assim para onde estiver apontando a palma da sua mão (para cima ou para baixo) será o sentido da força, este sentido deve ser confrontado com o sentido real da mesma, e assim, será notado que a partícula II, usando esta regra, tem a força contrária a real, logo deve haver um sinal de menos na equação, fornecido justamente pela carga, ou seja, a carga deve ser negativa.

Afirmação 2:
O raio da trajetória de uma partícula submetido a tais condições é dada pela seguinte expressão:

r =mv/qB
Donde r é o raio da circunferência, m é a massa, q é a carga elétrica, v é a velocidade e B é o campo magnético.

Logo, com base nos dados fornecidos, temos que a única variável dessa fórmula dentre as partículas do experimento é a massa, e assim, quanto maior a massa, maior será o raio da circunferência descrita por ela.
VERDADEIRA.

Afirmação 3:
Através da fórmula acima, conseguimos extrair que o raio da trajetória é inversamente proporcional a quantidade de carga. Logo, quanto maior o raio da trajetória, menor será sua carga. E assim, com as hipóteses do enunciado, temos que a partícula III tem menor carga que a partícula II.
FALSA

Afirmação 4:
Ainda usando a fórmula citada acima, podemos perceber que o raio da trajetória também é inversamente proporcional ao campo magnético, ou seja, aumentando o campo diminuímos o raio da circunferência descrita pela partícula.

Por fim, ficamos com a seguinte sequência: V-V-F-F.

Alternativa D)
 

4) Observe a figura abaixo.

  • A) defletida no sentido +x.
  • B) defletida no sentido -x.
  • C) defletida no sentido +y.
  • D) defletida no sentido -y.
  • E) retilínea no sentido -z.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

Um pequeno detalhe, visualizado na figura é que os imãs estão se repelindo; é possível notar pelas cordas que mantém os imãs suspensos; sendo assim o campo magnético localizado no centro do sistema de coordenadas é NULO
 
Como a força magnética atuante no elétron depende do campo de tal forma que:
  • Fb = B . v . q . sen θ
Como B = 0
 
Fb = 0
 
Logo, sem forças atuantes, desprezando efeitos gravitacionais no elétron, a partícula permanecerá em seu movimento, retilíneo no sentido de -z
 
Resposta correta é a Letra E

5) Na figura a seguir, nota-se um trecho do circuito PQ de comprimento L=0,20m, percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i=20A e sujeito a um campo de indução uniforme de intensidade B= 5,0×10-3T. O trecho do condutor forma com o campo o ângulo de 30º. 

  • A) é normal ao plano da figura, dirigida para o observador e tem intensidade 10-2N
  • B) é paralela ao plano da figura, dirigida para P, com intensidade 2x10-2N
  • C) é paralela ao plano da figura, dirigida para Q, com intensidade 10-1N
  • D) é normal ao plano da figura, dirigida para dentro da pagina, com intensidade 2x10-2N
  • E) é paralela ao plano da figura, dirigida para B, com intensidade 10-2N
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

A força magnética em um condutor retilíneo é dada pelo produto da corrente i, com o comprimento l do fio, campo magnético B, e o ângulo senθ formado entre o campo e a corrente. Logo :
 
                Fmagnética=i.l.B.senΘF=20. 0,2. 5.10-3. sen30°F= 10-2 N
Pela regra da mão direita, conclui-se que a força magnética é normal ao plano da figura, ou seja, aponta para cima.
 
Alternativa correta é a letra A.

6) ​Analise a alternativa que preenche corretamente as lacunas no fim do enunciado que segue, na ordem em que aparece. Um elétron atravessa, com velocidade constante de módulo v, uma região do espaço onde existem campos elétricos e magnéticos uniformes e perpendiculares entre si. Na figura abaixo, estão representados o campo magnético, de módulo B, e a velocidade do elétron, mas o campo elétrico não está representado.

  • A) penetra na; vB
  • B) emerge da; vB
  • C) penetra na; eB
  • D) emerge da; eB
  • E) penetra na; E/B
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

O enunciado diz que o elétron tem velocidade constante, logo a resultante das forças que atuam sobre ele é zero. Para isso ocorrer, a força elétrica deverá ser igual a força magnética. Portanto,
          FR=0Felétrica-Fmagnética=0
Felétrica=Fmagnética1
Sabe-se que,
Felétrica=q.E
Fmagnética=q.v.B
De (1) obtemos:
q.E=q.v.B E=v.B
Pela força resultante pode-se afirmar que a força elétrica e magnética possuem mesmo módulo e direção, mas sentidos contrários. Utilizando a regra da mão direita, conclui-se que a força magnética sai da página. Consequentemente, a força elétrica (que tem mesmo sentido e direção do vetor campo elétrico) entra na página. Neste caso, as linhas do campo elétrico emergem da carga elétrica (as linhas são criadas por ela) que está na superfície da página. Assim, a resposta correta é a letra B.

7) Determine o valor da força magnética, em newtons, entre dois fios metálicos cilíndricos, de mesma resistividade elétrica, retilíneos, paralelos, de comprimentos iguais a 100cm, distanciados em 10cm e com raios de 1mm e 2mm, quando cada um deles for ligado a uma fonte de corrente contínua de diferença de potencial igual a 2,0 V.

  • A) 0,2
  • B) 0,3
  • C) 0,4
  • D) 0,5
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

A força magnética que atua no fio 2 (seja qual for ele) é dada pela seguinte expressão:

F1μ0i1i2L/(2πd)        (1)
Donde F é a força, μé a permeabilidade magnética do meio (4π*10-7 T.m/A), ié a corrente que atravessa o fio 1, i2  a corrente que atravessa o fio 2, L é o comprimento do fio em questão e d a distância entre eles.

Mas, a princípio não sabemos a corrente que atravessa cada fio, mas sabemos duas relações que nos ajudarão.

V = i*R => i = V/R   (2)
Donde V é a diferença de potencial, i é a corrente e R é a resistência.

R = 
ρL/A       (3)
Donde R é a resistência,  ρ é a resistividade elétrica do material, L é o comprimento do fio e A é a área da seção reta do fio.

Vamos colocar os valores conhecidos nas unidades do SI. Ou seja, vamos converter a medida de cm para m; e de mm para m.

100 cm = 1 m
10 cm    = x
Fazendo uma regra de três temos:
(10 cm)(1 m) = (100 cm)x => x = 0,1 m


1000 mm = 1 m
1 mm       = x 
Fazendo uma regra de três:
(1 mm)(1 m) = x(1000 mm) => x = 10-3 m
Obs: 2 mm = 2*
10-3 m 

Ainda precisamos calcular a área correspondente a seção reta de cada fio. Como esta é uma circunferência, temos:

A = 
π*r²
Donde A é a área e r é o raio da circunferência.


Área da seção reta do fio 1:
A1 = 
π*r² = 3*(10-3 m)² = 3*10-6 m²

Área da seção reta do fio 2:
A2 = π*r² = 3*(2*10-3 m)² = 12*10-6 m² = 1,2*10-5 m²

Agora, vamos calcular a resistência de cada um dos fios:

R1 = ρL/A = (24*10-9 begin mathsize 14px style straight capital omega end style.m)(1 m)/(3*10-6 m²) =8*10-3 begin mathsize 14px style straight capital omega end style 
Observe que 1 n = 10-9

R2 = ρL/A = (24*10-9 begin mathsize 14px style straight capital omega end style.m)(1 m)/(1,2*10-5 m²) =20*10-4 begin mathsize 14px style straight capital omega end style = 2*10-3 begin mathsize 14px style straight capital omega end style

Com isso, podemos calcular a corrente em cada fio:
Fio 1:
i1 = V/R1 = (2 V)/(8*10-3 begin mathsize 14px style straight capital omega end style) = 0,25*10³ A = 250 A

Fio 2:
i2 = V/R2 = (2 V)/(2*10-3 begin mathsize 14px style straight capital omega end style) = 1*10³ A = 1000 A

Logo, nos resta substituir todos os valores conhecidos na expressão (1):
F1 = μ0i1i2L/(2πd) = [(4π*10-7 T.m/A)(250 A)(1000 A)(1 m)]/[2π*(0,1 m)] = 0,5 N

Alternativa D)

8) Em um circuito, uma bateria fornece uma d.d.p. constante para manter uma lâmpada acesa, como mostra a figura

  • A) diminui apenas para o caso em que A é o pólo norte do ímã.
  • B) diminui apenas para o caso em que A é o pólo sul do ímã.
  • C) diminui, qualquer que seja o pólo em A.
  • D) não se altera, qualquer que seja o pólo em A.
  • E) não se altera porque o processo é rápido.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

Ao ligarmos a bateria, um pólo sul é formado na extremidade esquerda da bobina e um pólo norte na extremidade direita. Este fato fica claro ao aplicarmos a regra da mão direita às espiras do indutor. Quando aproximamos o imã, o fluxo magnético próximo à bobina varia, ocasionando, assim, uma nova corrente induzida no circuito. De acordo com a Lei de Lenz, se A for um pólo norte, a corrente induzida terá sentido oposto à inicial, pois esta possui o intuito de compensar a já existente. Dessa forma, a corrente total no circuito diminuirá, diminuindo o brilho da lâmpada no circuito. Resposta correta letra A.

9) Na figura, as setas com as legendas p e e representam a direção e o sentido da velocidade de um próton e de um elétron, respectivamente, ao penetrarem numa região de campo magnético constante e uniforme B→, em diferentes instantes e com diferentes velocidades.

  • A) somente a seta 3 pode representar a saída do próton e a 1 a do elétron.
  • B) a seta 1 pode representar a saída do próton, mas não há seta que possa representar a saída do elétron.
  • C) a seta 3 pode representar a saída do elétron, mas não há seta que possa representar a saída do próton.
  • D) as setas 1 e 3 podem representar a saída do próton e do elétron, respectivamente.
  • E) as setas 4 e 2 podem representar a saída do próton e do elétron, respectivamente.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

Lembrando que o próton tem carga positiva e o elétron carga negativa, usamos a relação:
F=q.v x B
Tomemos coordenadas (x,y,z), tomando como referência o plano da figura, onde +z está saindo desse plano. O campo magnético estará aplicado na direção –z; a velocidade do elétron estará apontada para a direção +y; e a velocidade do próton, para +x. Multiplicando vetorialmente (lembrando que a carga do próton é +q e a do elétron –q), obtemos, para o próton, uma força na direção +y, e para o elétron, uma força na direção +x. Sendo assim, a saída do próton apenas pode ser representada por 1 e a saída do elétron, por 2 e 3. Portanto, uma possível resposta é a alternativa D.
Continua após a publicidade..

10) Uma partícula m e carga positiva q é lançada de um ponto “P” com velocidade, no interior de um campo magnético uniforme B, conforme a figura a seguir.

  • A) Uma curva para a direita; diminui.  
  • B) Uma linha reta; permanece constante.
  • C) Circular no sentido anti-horário, de raio mv/Bq; permanece constante.
  • D) Circular no sentido horário, de raio=mv2/Bq; aumenta.
  • E) Uma curva para a esquerda; diminui.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

A força magnética é o produto vetorial da carga elétrica q com a velocidade v pelo campo magnético B :
 
F= q.v x B
Portanto, a força é perpendicular ao plano dos vetores q e B. Pelo gráfico, percebe-se que o campo entra no papel. Logo, a carga irá percorrer no plano do papel uma trajetória circular anti-horária, análoga a representação do campo em duas dimensões. Como sua velocidade é horizontal e a ação do campo é perpendicular a velocidade, a partícula não sofre alterações no módulo de sua velocidade.
 
Alternativa correta é a letra C.
1 2