Continua após a publicidade..
Por meio de uma bomba de ar comprimido, um tratorista completa a pressão de um dos pneus do seu trator florestal, elevando-a de 1,1 . 105 Pa (16 lbf/pol2) para 1,3.105 Pa (19 lbf/pol2), valor recomendado pelo fabricante. Se durante esse processo a variação do volume do pneu é desprezível, o aumento da pressão no pneu se explica apenas por causa do aumento
- A) da temperatura do ar, que se eleva em 18% ao entrar no pneu, pois o acréscimo do número de mols de ar pode ser considerado desprezível.
- B) da temperatura do ar, que se eleva em 36% ao entrar no pneu, pois o acréscimo do número de mols de ar pode ser considerado desprezível.
- C) do número de mols de ar introduzidos no pneu, que aumenta em 18%, pois o acréscimo de temperatura do ar pode ser considerado desprezível.
- D) do número de mols de ar introduzidos no pneu, que aumenta em 28%, pois o acréscimo de temperatura do ar pode ser considerado desprezível.
- E) do número de mols de ar introduzidos no pneu, que aumenta em 36%, pois o acréscimo de temperatura do ar pode ser considerado desprezível.
Resposta:
A alternativa correta é letra C
O enunciado fornece que, para que haja aumento de pressão no pneu, bombeia-se ar comprimido, aumentando a quantidade de ar contida no pneu sem que haja qualquer variação de volume ou temperatura. Desta forma, a variação que fornece o aumento de pressão é a variação do número de mols de ar presente no pneu.
Pela Lei dos Gases Ideais (equação de Clapeyron), tem-se que:
Em uma variação de p = p1 a p = p2 e n = n1 a n = n2, a V e T constantes:
Sendo assim:
O aumento percentual de n1 para n2 foi de 18%, como afirma a alternativa C.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário