“O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.
[
A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além do Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul. (…)
,
Alguns dos piores desastres naturais já registrados ocorreram em países localizados no Círculo de Fogo. Um deles foi o tsunami de dezembro de 2004, que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico, após um tremor de magnitude 9,1”.
,
Último segundo, 12 mar. 2011. Adaptado.
,
Considerando as informações acima apresentadas, podemos considerar que as atividades do Círculo de Fogo do Pacífico evidenciam:
]
- A) a orogenia ocasionada pelas células de convecção do magma.
- B) a maior presença de formações rochosas sedimentares.
- C) o dinamismo geomorfológico causado por ações epirogenéticas.
- D) o predomínio de atividades intempéricas de modelagem do relevo.
- E) a pressão das águas oceânicas sobre as formações rochosas.
Resposta:
Resposta: A) a orogenia ocasionada pelas células de convecção do magma.
Explicação: O Círculo de Fogo do Pacífico é uma área de elevada atividade tectônica, ocasionada pelo choque entre várias placas. Nesse tipo de região, predominam os movimentos no relevo caracterizados como orogenéticos, que são responsáveis por formações verticalizadas, como as montanhas, os vulcões e as fossas marinhas. Essa configuração é oriunda do movimento das células de convecção, que são as grandes responsáveis pela movimentação das placas tectônicas.
Deixe um comentário