Questões Sobre Agentes Exógenos Do Relevo - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (ENEM – 2011)
[
Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana.
,
Erosão em área de encosta
,
Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é
]
- A) a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.
- B) a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio e carregados de matéria orgânica.
- C) o desgaste do solo nas áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.
- D) a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior o efeito do escoamento sobre a infiltração.
- E) o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída do topo das encostas.
Nas áreas de encosta, onde a inclinação é acentuada, os processos erosivos geram um acúmulo de sedimentos que são transportados pela água das chuvas em direção ao leito dos rios (assoreamento). Essa deposição de sedimentos no leito dos rios torna-os menos profundos e favorece o transbordamento de suas águas, o que gera problemas com enchentes e alagamentos.
Alternativa correta: letra A
2) A água é, certamente, o mais atuante dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo terrestre. A maior parte do modelado superficial da Terra, de alguma forma, viu-se condicionada à presença dos recursos hídricos de origem pluvial ou fluvial.
[
Entre os efeitos das águas das chuvas sobre o relevo e os solos, podemos citar os itens a seguir, EXCETO:
]
- A) lavagem da camada externa da superfície
- B) surgimento de crateras em áreas inclinadas.
- C) intensificação de erosões previamente existentes.
- D) expansão de voçorocas em áreas florestais.
- E) desabamento de material sedimentar em vertentes.
Alternativa correta: letra D
Entre os efeitos das águas das chuvas sobre o relevo e os solos, podemos citar os itens a seguir, EXCETO:
- A) lavagem da camada externa da superfície
- B) surgimento de crateras em áreas inclinadas.
- C) intensificação de erosões previamente existentes.
- D) expansão de voçorocas em áreas florestais.
- E) desabamento de material sedimentar em vertentes.
Explicação:
A água das chuvas provoca muitas transformações sobre os solos e o relevo, principalmente o intemperismo químico e a formação de processos erosivos. Em áreas inclinadas, podem ocorrer desabamentos e formação de crateras, além do aumento de erosões prévias. No entanto, é errado considerar que as chuvas causam grandes erosões e voçorocas em áreas florestadas, pois a vegetação reduz o escoamento superficial.
3) “Os processos exógenos são de grande complexidade e se revelam através do ataque às rochas pela ação mecânica do ar, da temperatura e principalmente pela ação físico-química da água em estado sólido, líquido e gasoso. A ação física e química dos agentes atmosféricos no processo de esculturação das formas do relevo é simultânea; entretanto, dependendo das características climáticas reinantes, pode ter maior ou menor atuação uma ou outra”.
[
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 5ª ed. São Paulo: EdUSP, 2005. p.42.
,
Considerando a relação entre o clima e os agentes exógenos mencionada pelo trecho acima, podemos afirmar corretamente que:
]
- A) os processos erosivos são mais comuns em regiões de clima seco ou desértico.
- B) em regiões subtropicais quentes e úmidas, a acumulação predomina sobre a erosão.
- C) áreas com climas áridos registram intemperismos físicos causados pela ação térmica.
- D) regiões polares não habitadas tendem a manter as formas externas livres de desgastes.
- E) independente do tipo climático, os processos erosivos permanecem constantes.
No trecho da questão, o autor esclarece que os tipos climáticos influenciam a ação dos agentes exógenos sobre o relevo, haja vista que as condições climáticas controlam a presença ou a intensidade das chuvas, dos ventos e das temperaturas. Em regiões mais chuvosas e úmidas, a ação da água nos processos erosivos tende a ser mais intensa. Já em regiões áridas ou desérticas, a temperatura tende a gerar a quebra (intemperismo físico) das rochas.
Alternativa correta: letra C
4) “A erosão é tão antiga quanto a história da humanidade. Há 2500 anos, na China, as ladeiras já eram terraceadas. Nas Filipinas ou nos Andes os terraços são comuns. Os incas os conheciam tanto como os sumérios da Mesopotâmia e os povos que habitavam o Saara, quando ainda era o ‘celeiro do mundo’. Mas o terraço somente possui valor quando intacto e muito bem conservado”.
[
PRIMAVESI, Ana. Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2012. p.241 (com adaptações).
,
A função do terraceamento, no sentido de reduzir a erosão, é a atenuação dos efeitos de um agente exógeno do relevo, o que se resume:
]
- A) na contenção do escoamento superficial das águas em áreas inclinadas.
- B) na diminuição do impacto da queda das chuvas sobre o solo.
- C) na potencialização do grau de coesão do relevo e das formações rochosas.
- D) no desmembramento do solo em sedimentos e barreiras sedimentares.
- E) no deslocamento das enxurradas pluviais para áreas irrigáveis.
O terraceamento é uma técnica agrícola responsável pela realização de “cortes” nos solos em ambientes de acentuada declividade, formando uma espécie de “escada” em que os degraus abrigam culturas agrícolas. Essa configuração foi pensada para diminuir a velocidade de escoamento de água em áreas de vertente, reduzindo a erosão laminar e a perda dos solos.
Alternativa correta: letra A