Continua após a publicidade..
“Os processos exógenos são de grande complexidade e se revelam através do ataque às rochas pela ação mecânica do ar, da temperatura e principalmente pela ação físico-química da água em estado sólido, líquido e gasoso. A ação física e química dos agentes atmosféricos no processo de esculturação das formas do relevo é simultânea; entretanto, dependendo das características climáticas reinantes, pode ter maior ou menor atuação uma ou outra”.
[
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 5ª ed. São Paulo: EdUSP, 2005. p.42.
,
Considerando a relação entre o clima e os agentes exógenos mencionada pelo trecho acima, podemos afirmar corretamente que:
]
- A) os processos erosivos são mais comuns em regiões de clima seco ou desértico.
- B) em regiões subtropicais quentes e úmidas, a acumulação predomina sobre a erosão.
- C) áreas com climas áridos registram intemperismos físicos causados pela ação térmica.
- D) regiões polares não habitadas tendem a manter as formas externas livres de desgastes.
- E) independente do tipo climático, os processos erosivos permanecem constantes.
Resposta:
No trecho da questão, o autor esclarece que os tipos climáticos influenciam a ação dos agentes exógenos sobre o relevo, haja vista que as condições climáticas controlam a presença ou a intensidade das chuvas, dos ventos e das temperaturas. Em regiões mais chuvosas e úmidas, a ação da água nos processos erosivos tende a ser mais intensa. Já em regiões áridas ou desérticas, a temperatura tende a gerar a quebra (intemperismo físico) das rochas.
Alternativa correta: letra C
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário