Questões Sobre Agropecuária - Geografia - Vestibular Tradicional
Continua após a publicidade..
1) Chamamos de sistemas agrícolas:
Chamamos de sistemas agrícolas:
- A) As formas de divisão da gleba, em relação às culturas desenvolvidas.
- B) O sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e topografia.
- C) As formas de financiamento da produção e da comercialização dos produtos agrícolas.
- D) Aos sistemas planejados de produção agrícola.
FAZER COMENTÁRIO- E) Ao conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril.
A alternativa correta é letra E
Os sistemas agrícolas se referem ao conjunto de técnicas empregadas na agricultura, podendo ser classificados em intensivos e extensivos. Os primeiros utilizam-se de seleção de sementes, maquinário, fertilizantes, mão-de-obra qualificada e têm alta produtividade (produção por unidade de área, ou por trabalhador). Os extensivos se caracterizam pela baixa produtividade, uso de técnicas rudimentares e baixo volume de capital.Continua após a publicidade..2) Assinale a alternativa correta a respeito da agroindústria:
Assinale a alternativa correta a respeito da agroindústria:- A) Fabricação de bens de consumo e de produção (máquinas e equipamentos) para a agricultura.
- B) Transformação de produtos agropecuários em produtos industrializados.
- C) Articulação da agropecuária com as chamadas indústrias para a agricultura.
- D) Incorporação de biotecnologia, resultando na produção de alimentos e de matérias-primas transgênicas.
FAZER COMENTÁRIO- E) Mecanização das atividades agrícolas e pecuárias, visando a aumentos de produção, de produtividade e de comercialização de bens duráveis.
A alternativa correta é letra B
A agroindústria consiste no ramo de processamento de bens da agricultura e pecuária, transformando-os em produtos industrializados predominantemente não duráveis. Exemplos destes produtos são os patês de presunto, empanados de frango, entre outros. A agroindústria é hoje um dos principais setores da indústria brasileira.3) Recentemente, os debates sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro ganharam destaque junto aos meios de comunicação, ao explicitarem importantes divergências políticas entre organizações e grupos sociais do país. Em síntese, o Código Florestal corresponde ao conjunto de regras que determinam
- A) a extensão máxima das Áreas de Preservação Ambiental e Reservas Extrativistas que devem ser mantidas em cada região brasileira.
- B) as áreas mínimas de cobertura natural que devem ser preservadas nas encostas e nas margens de rios em cada bioma brasileiro.
- C) o volume de matéria-prima, madeira, minérios, água, que cada ramo da indústria brasileira pode utilizar para a produção de bens manufaturados.
- D) área mínima de cobertura vegetal, incluindo-se praças públicas e fragmentos de floresta urbana, que deve ser preservada nas áreas urbanas.
FAZER COMENTÁRIO- E) as medidas que devem ser adotadas em situações de desastres ambientais resultantes da perfuração de jazidas de petróleo em terra e no mar.
A alternativa correta é letra B
A questão envolve uma atualidade do ano do vestibular. Para resolver o exercício o aluno necessita saber sobre o Código Florestal Brasileiro, assim, poderá concluir que a alternativa correta é a B porque o Código é um conjunto de regras que determina a área mínima de cobertura vegetal que deve ser mantida nas encostas e margens de rio.Continua após a publicidade..4) Em 2005, os exportadores de carne bovina, no Brasil, foram surpreendidos pelo aparecimento de alguns focos da febre aftosa no país. Embora no início de 2006 esse quadro tenha melhorado, o Brasil necessita investir na qualidade do produto para continuar atendendo as exigências do mercado mundial, com relação ao alto padrão de qualidade de alimentos.
Dados revelam que as exportações de carne bovina já cresceram 17% em relação ao período da crise da doença e vão superar as metas traçadas no começo de 2006. Essa tendência otimista para este setor de exportação brasileira se deveFAZER COMENTÁRIO- A) ao fato de grandes exportadores de carne no mundo estarem enfrentando problemas como, por exemplo, a gripe aviária, que está provocando um aumento no consumo de carne bovina.
- B) ao preço da carne bovina brasileira estar muito abaixo dos preços dos maiores concorrentes estrangeiros; no caso do consumo de alimentos, o preço é um quesito mais importante que a qualidade.
- C) à diminuição do número de vegetarianos no mundo e que, conseqüentemente, passaram a consumir mais carne.
- D) ao exagero quanto à dimensão da crise, não havendo, portanto, a necessidade de investimento no setor.
- E) ao controle da doença nos estados brasileiros em que foram identificados os focos da doença e ao surgimento de muitos casos de febre aftosa nos países concorrentes.
A alternativa correta é letra A
Em 2005, o mundo e especialmente o sudeste asiático viveram um surto de gripe aviária. Isto prejudicou intensamente o comércio de aves em todo o mundo, entretanto beneficiou o bovino. O Brasil exportava os dois produtos, e, consequentemente, se foi prejudicado por um lado foi beneficiado por outro.5) Considere o mapa a seguir:
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as condições socioeconômicas do mundo atual permitem afirmar que:- A) a redução dos estoques disponíveis de terras aráveis, em várias partes do mundo, tem sido responsabilizada pela atual crise alimentar.
- B) a sensível diminuição da pobreza crônica, na Ásia e na África, aumentou a demanda por alimentos e, por isso, a escassez.
- C) a existência de minifúndios improdutivos aliada à proliferação de conflitos nos países produtores de alimentos são as principais causas da fome aguda no mundo.
- D) a forte expansão das áreas de cultivos destinados à produção de biocombustíveis, sobretudo na África, é apontada como causa da crise de fome.
FAZER COMENTÁRIO- E) o aumento da demanda de alimentos em alguns países e o encarecimento dos transportes pelo elevado preço do petróleo estão entre os fatores responsáveis pela fome.
A alternativa correta é letra E
O mundo pós-capitalista impõe de maneira irreversível uma tendência consumista exagerada, não só de bens de consumo mas também do aumento da demanda alimentar dos países desenvolvidos, entretanto, como representado no mapa, observa-se a crise alimentar, em sua maioria, nos países sub-desenvolvidos, como a África. Estes países não obtém tecnologia e capital suficientes para produção de alimento, assim, o custos dos transportes se elevam devido ao super faturamento do petróleo; estes fatores contribuem, dessa forma, para a fome no mundo em geral.Continua após a publicidade..6) Observe o gráfico para responder à questão.
Brasil:proporção de imimgrantes na população total de cada região (2008)(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – 2009)A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a realidade brasileira permitem afirmar que as colunas 1 e 2 representam, respectivamente, as regiões- A) Sul e Centro-Oeste que, graças ao crescimento das áreas de pastagens, têm expandido a pecuária de corte e com isso atraído forte migração.
- B) Sul e Norte que, devido ao processo de descentralização das atividades industriais, têm oferecido novos campos de trabalho aos migrantes.
- C) Centro-Oeste e Norte, onde a expansão das atividades agropecuárias, sobretudo as destinadas à exportação, tem sido um forte atrativo para os migrantes.
- D) Sudeste e Nordeste, onde a ampliação da oferta de empregos nas indústrias automobilística e de informática incentivou a vinda de novos migrantes.
FAZER COMENTÁRIO- E) Nordeste e Centro-Oeste, onde o crescimento da agricultura de transgênicos tem significado novas oportunidades de emprego aos migrantes.
A alternativa correta é letra C
O gráfico em questão esboça o fenômeno da Expansão da Fronteira Agrícola brasileira. As regiões Norte e Centro-Oeste são dois polos atrativos para a população que investe no setor agropecuário. As terras destinadas à esse sistema de produção são revendidas à baixo custo e o controle fiscal é praticamente inexistente. Um dos grandes problemas da expansão da Fronteira Agrícola é a devastação ambiental. Cada vez mais a vegetação nativa é substituída por campos, pastos e plantações, principalmente de soja.
7) Nos termos da legislação em vigor, considera-se agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos:
I. Não detenha, a qualquer título, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais.II. Utilize predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento.III. Tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento.IV. Dirija seu estabelecimento com sua família.IBGE: Censo Agropecuário 2006
Sobre a estrutura produtiva da agricultura familiar no Brasil, assinale a alternativa correta:FAZER COMENTÁRIO- A) A agricultura familiar é praticada em mais de 80% dos estabelecimentos rurais brasileiros.
- B) A área média dos estabelecimentos rurais familiares é maior do que a área média dos estabelecimentos rurais não familiares.
- C) A maior parte da produção nacional de soja provém de estabelecimentos rurais familiares.
- D) Mais de 70% do pessoal ocupado na agropecuária brasileira trabalha em estabelecimentos classificados como não familiares.
- E) A agricultura familiar responde por mais da metade da receita dos estabelecimentos agropecuários brasileiros.
A alternativa correta é letra A
A estrutura fundiária atual no Brasil é caracterizada pela predominância de agricultores familiares instalados em pequenos sítios, em contraste com uma minoria de grande agricultores exportadores instalados em enormes fazendas. Além disso, uma parte significativa das terras que poderiam produzir no país consistem em latifúndios de especulação nas mãos de políticos e empresários. Assim, 80% dos agricultores brasileiros produzem em 2,36% da área agricultável do país. Portanto, a resposta correta é a alternativa A.Continua após a publicidade..8) O ciclo de vida marinho é dependente dos organismos fitoplanctônicos que apresentam abundância na superfície dos oceanos até a profundidade máxima da penetração da luz solar. Ao considerar a atividade pesqueira na plataforma continental brasileira, é correto afirmar:
I – As características tropicais e subtropicais das regiões da margem continental brasileira limitam a abundância de estoques pesqueiros, mas permitem a presença de espécies variadas.II – O desenvolvimento da aquicultura, com ampla aplicação, principalmente no litoral Leste, é responsável pela produção da maior parte dos peixes marinhos consumidos no Brasil.III –A pesca predatória e a ausência de medidas de ordenamento eficientes para a indústria pesqueira foram responsáveis, na última década, pela diminuição dos estoques de recursos vivos do meio marinho.Está(ão) correta(s)- A) apenas I e II.
- B) apenas I e III.
- C) apenas II.
- D) apenas III.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra B
A aquicultura no Brasil não é tão intensa como a agricultura e a pecuária, vemos esse reflexo em nosso clima tropical e subtropical, que diminui, em certas épocas do ano os filoplanctons, alimento para a maioria dos peixes, dessa forma seu número fica reduzido, porém há grande variedade de espécies. Aliado a isso temos a falta de fiscalização e políticas na pesca, o que fez com que, nos ultimos anos, surgisse uma pesca predatória reduzindo ainda mais o número de peixes no mar brasileiro.9) Commodities já são 65% da receita de exportações brasileiras
Commodities já são 65%da receita de exportações brasileiras(Estado de S.Paulo, 13.07.2008)Sobre a manchete apresentada, são feitas as seguintes afirmações:I. O Brasil tem pouco controle sobre a formação de preços dos commodities.II. Atualmente, os produtos que formam os commodities têm baixo valor no mercado mundial.III. Os principais commodities exportados pelo Brasil são originados do agronegócio.Está correto somente o que se afirma em- A) I.
- B) II.
- C) I e II.
- D) I e III.
- E) II e III.
A alternativa correta é letra D
O Brasil é um país exportador de produtos agrícolas, logo suas commodities estão voltadas ao agronegócio, principalmente grãos e a pecuária. Como as commodities são mercadorias a nível internacional, seus preços são controlados pelas grandes potências hegemônicas que ditam os acordos no comércio mundial, dessa forma os países subdesenvolvidos tem pouco controle sobre os preços.Continua após a publicidade.. 1 2 3 4 Próximo »10) Venda Nova, distrito de Teresópolis, tem como vocação econômica a agricultura hortigranjeira. Vários pequenos plantadores de verduras se espalham pelas encostas das montanhas, em propriedades operadas, em geral, pela família do agricultor. (…) Se o tempo não ajuda, perde-se toda uma produção. (…) A atividade rural é mal paga e (…) o risco da comercialização corre por conta do pobre agricultor que não participa do lucro da operação, só do prejuízo eventual. Os atravessadores, que possuem frotas de caminhões, passam pela manhã (…) para levar o produto para os mercados centrais. Estipulam um preço que não é pago na hora, só depois de [ser vendida] a mercadoria. Caso não consigam vendê-la, devolvem a carga ao agricultor (…) praticamente estragada pela viagem.
(MALTA, Maria Teresa. Um sonho que se tornou realidade. Revista da Comunidade Emanuel, 2003.)Apesar dos incrementos de produtividade e da expansão do agronegócio, o texto nos aponta dificuldades enfrentadas por parte dos pequenos agricultores brasileiros, que devem ser compreendidas a partir das relações políticas e econômicas vigentes hoje no campo.
Uma causa básica e uma consequência para as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores rurais são:FAZER COMENTÁRIO- A) ausência de linhas de financiamento − lucratividade retraída.
- B) precária base tecnológica − sistema de transportes subutilizado.
- C) fracionamento das propriedades − mercado de consumo depreciado.
- D) carência de uma política agrícola favorável − produção familiar inviabilizada.
A alternativa correta é letra A
Quando comparada com o agronegócio a agricultura familiar recebe muito menos incentivo financeiro do poder público. Além disto, os atravessadores retém a maior parte do lucro devido ao monopólio da circulação, forçando a baixa lucratividade do pequeno produtor. - B) II.
- B) apenas I e III.
- B) Sul e Norte que, devido ao processo de descentralização das atividades industriais, têm oferecido novos campos de trabalho aos migrantes.
- B) a sensível diminuição da pobreza crônica, na Ásia e na África, aumentou a demanda por alimentos e, por isso, a escassez.
- B) as áreas mínimas de cobertura natural que devem ser preservadas nas encostas e nas margens de rios em cada bioma brasileiro.
- B) Transformação de produtos agropecuários em produtos industrializados.
- B) O sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e topografia.