Questões Sobre Agropecuária Extensiva E Intensiva - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (UFJF)
- A) Capitalização e produtividade da área.
- B) Mercado consumidor e produção total.
- C) Predominância do fator trabalho e terra.
- D) Regime de propriedade vigente e trabalho.
- E) Utilização abundante de terras e energia.
Alternativa correta: letra A
A produção avícola destacada pelo autor do texto caracteriza-se pela implantação de técnicas e tecnologias avançadas que permitem o aumento da produtividade sem a necessidade da ocupação de grandes áreas. Isso permite, portanto, uma maior capitalização com o aumento da produtividade, um aspecto intrínseco à agropecuária intensiva.
2) Embora muitos especialistas recomendem o uso da agropecuária intensiva, em razão de seus benefícios, a utilização do modelo extensivo ainda é muito comum em todo o país e também em várias partes do mundo, principalmente em áreas com menor oferta tecnológica. Uma das vantagens que justifica o emprego da agropecuária extensiva é:
- A) o menor uso de fertilizantes e agrotóxicos
- B) a possibilidade de produção de transgênicos
- C) a redução do preço dos produtos agrícolas
- D) o diminuto índice de desflorestamento
- E) a maximização da relação custo/benefício
Alternativa correta: letra A
A agropecuária extensiva possui algumas desvantagens comumente propaladas, como o baixo rendimento, o pequeno uso de tecnologia, os impactos ambientais causados pela grande ocupação de terras, entre outros problemas. Porém, uma das vantagens desse modelo é o fato de o controle de pragas na agricultura ser realizado por meios naturais, com um menor emprego de fertilizantes, agrotóxicos e outros tipos de produtos químicos.
`, seguida pela explicação dentro de um parágrafo `
`.
3) “(…) Na pecuária intensiva, não basta ter pasto bom. Todo piquete tem um cocho grande, o suplemento é servido sempre no começo da manhã. Cada boi recebe dois quilos por dia de proteína e energia. O propósito é turbinar o ganho de peso. Com suplemento, o boi engorda 400 gramas a mais por dia em relação ao sistema convencional. Não fica barato suplementar, mas a relação custo/benefício compensa (…)”.
- A) menores gastos com investimentos
- B) acessibilidade das técnicas e das tecnologias
- C) baixa necessidade de equipamentos avançados
- D) redução da área de ação de impactos ambientais
- E) maior recrutamento de mão de obra
Alternativa correta: D) redução da área de ação de impactos ambientais
Uma das vantagens da aplicação da pecuária intensiva é a redução da área de ação de impactos ambientais. No sistema intensivo, como mencionado no texto, os animais são alimentados com suplementos concentrados, o que permite um maior ganho de peso em menor tempo. Isso significa que menos terra é necessária para a criação de animais, reduzindo assim a pressão sobre as áreas naturais e diminuindo os impactos ambientais decorrentes da conversão de habitat natural em pastagens.
4) No campo, a prática da agropecuária pode ser classificada de diversas formas, tudo a depender do critério utilizado para avaliação. No caso da divisão das atividades rurais em extensivas e intensivas, a classificação é realizada com base em:
- A) tamanho de propriedades
- B) legalidade de posses
- C) intensidade de produção
- D) impactos ambientais gerados
- E) gestão da mão de obra
A agropecuária intensiva e a extensiva diferenciam-se com base no índice de tecnologia empregada e, consequentemente, no nível de produtividade. Na intensiva, utiliza-se uma menor área e obtêm-se mais rendimentos, o que é feito com um custo maior. Há, portanto, uma diferença de intensidade entre os dois modelos.
Alternativa correta: letra C