Continua após a publicidade..
Utilizando seus conhecimentos geográficos, é possível inferir que, no Brasil:
- A) não há políticas agrícolas que incentivem a produção para o mercado externo.
- B) as políticas agrícolas adotadas incentivam a produção voltada tanto para o processo industrial quanto para o mercado externo, em detrimento dos cultivos alimentares básicos.
- C) os produtos destinados à alimentação básica da população são baratos e não precisam de incentivos.
- D) as políticas agrícolas adotadas incentivam igualmente a produção de cultivos alimentares básicos e daqueles voltados para o mercado externo.
- E) as políticas adotadas incentivam a produção de cultivos alimentares básicos, em detrimento dos cultivos voltados para o mercado externo.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
Pelo gráfico, observamos que a cultura da cana-de-açúcar, voltada para a produção industrial, tem tendência de crescimento, enquanto que a de mandioca, consumo alimentar, vem sofrendo perdas de produção. Isso também se verifica com outros produtos, como a soja, produto de exportação que apresenta altos crescimentos de safras. Esses fatos se explicam pela adoção de políticas agrícolas que incentivam a produção de gêneros industriais e para a exportação, com o intuito de fortalecer a agroindústria e aumentar o superavit comercial brasileiro. Esses cultivos são realizados em latifúndios e possuem grande peso na pauta de exportação do país, enquanto que o pequeno produtor se encontra abandonado pelo Estado, se encarregando da produção de alimentos sem políticas agrícolas eficazes.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário