Continua após a publicidade..
Considere o mapa a seguir:
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as condições socioeconômicas do mundo atual permitem afirmar que:
- A) a redução dos estoques disponíveis de terras aráveis, em várias partes do mundo, tem sido responsabilizada pela atual crise alimentar.
- B) a sensível diminuição da pobreza crônica, na Ásia e na África, aumentou a demanda por alimentos e, por isso, a escassez.
- C) a existência de minifúndios improdutivos aliada à proliferação de conflitos nos países produtores de alimentos são as principais causas da fome aguda no mundo.
- D) a forte expansão das áreas de cultivos destinados à produção de biocombustíveis, sobretudo na África, é apontada como causa da crise de fome.
- E) o aumento da demanda de alimentos em alguns países e o encarecimento dos transportes pelo elevado preço do petróleo estão entre os fatores responsáveis pela fome.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
O mundo pós-capitalista impõe de maneira irreversível uma tendência consumista exagerada, não só de bens de consumo mas também do aumento da demanda alimentar dos países desenvolvidos, entretanto, como representado no mapa, observa-se a crise alimentar, em sua maioria, nos países sub-desenvolvidos, como a África. Estes países não obtém tecnologia e capital suficientes para produção de alimento, assim, o custos dos transportes se elevam devido ao super faturamento do petróleo; estes fatores contribuem, dessa forma, para a fome no mundo em geral.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário