Continua após a publicidade..
O campo brasileiro tem passado por intensas transformações e disputas econômico-sociais nas últimas décadas. Sobre esse tema, foram feitas as seguintes afirmações.
I. O trabalho assalariado convive ainda hoje com relações de trabalho familiares camponesas (posseiros e arrendatários) e relações de peonagem ou “escravidão branca”.
II. A reforma agrária, apesar de assegurada na Constituição Federal vigente, até hoje tem sido um processo lento e ainda com pequenos resultados efetivos no país.
III. As grandes propriedades, caracterizadas por relações assalariadas e melhor nível tecnológico, são responsáveis pela maior parte da produção de alimentos da cesta básica nacional.
IV. A maior parte do crédito agropecuário, nos últimos 30 anos, se destinou a pequenos e médios camponeses, o que fez florescer a agropecuária tecnológica intensiva em várias regiões.
É correto afirmar o contido em
- A) I, II, III e IV.
- B) I, II e III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) I e IV, apenas.
- E) III e IV, apenas.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
No Brasil o trabalho assalariado no campo ainda divide grande espaço com a peonagem ou trabalho sazonal e também com outras modalidades, como o trabalho familiar, o que faz correta a afirmação I. Os movimentos de reforma agrária, apesar de terem alcançado grande exposição midiática, ainda não conseguiram garantir uma reforma agrária efetiva no país, confirmando a afirmativa II. Uma característica marcante da agricultura brasileira é a monocultura latifundiária com produção voltada para a exportação - algodão, laranja e soja, por exemplo. Assim a afirmativa III está incorreta, já que os produtos de consumo interno em sua maioria são produzidos por médios produtores brasileiros. Nos últimos 30 anos o campo viveu grandes transformações tecnológicas que alteraram drasticamente sua forma de produção, porém neste período o crédito agropecuário esteve voltado majoritariamente para a agroindústria e a agricultura comercial e não para os pequenos e médios produtores, o que invalida a afirmação IV.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário