Continua após a publicidade..
“Um instrumento primordial para a modernização da agricultura foi o amplo emprego de máquinas, insumos químicos e biotecnológicos, fornecidos pela atividade industrial, provocando notáveis metamorfoses, seja na atividade humana voltada para a transformação da natureza, que sofreu um processo intenso de divisão do trabalho, seja na terra, que se transforma cada dia mais de terra-matéria em terra-mercadoria.” (ELIAS, Denise. Globalização e modernização agrícola. Revista Paranaense de Geografia, Curitiba, n. 01, p. 5-16, 1996). Nos estudos do espaço agrário mundial, tendo por base o texto acima, verificamos que, com a dinâmica da produção agrícola, a agricultura tem passado por grandes mudanças. A alternativa que melhor caracteriza essas mudanças é:
“Um instrumento primordial para a modernização da agricultura foi o amplo emprego de máquinas, insumos químicos e biotecnológicos, fornecidos pela atividade industrial, provocando notáveis metamorfoses, seja na atividade humana voltada para a transformação da natureza, que sofreu um processo intenso de divisão do trabalho, seja na terra, que se transforma cada dia mais de terra-matéria em terra-mercadoria.”
(ELIAS, Denise. Globalização e modernização agrícola. Revista Paranaense de Geografia, Curitiba, n. 01, p. 5-16, 1996).
Nos estudos do espaço agrário mundial, tendo por base o texto acima, verificamos que, com a dinâmica da produção agrícola, a agricultura tem passado por grandes mudanças. A alternativa que melhor caracteriza essas mudanças é:
- A) Crescimento somente do grau de industrialização no processo de produção agrícola, como a aplicação de adubos químicos e de agrotóxicos.
- B) Diminuição do grande capital, devido à pouca interferência e à falta de domínio da produção agrícola nas grandes empresas nacionais e multinacionais, na comercialização e produção.
- C) Aumento da produtividade agrícola em decorrência do uso de sementes selecionadas em laboratórios, e do uso de fertilizantes e mecanização, levando a uma reestruturação fundiária e a novas relações de trabalho.
- D) Aumento do trabalho rural tradicional, diante do grande crescimento no número das pequenas propriedades rurais.
- E) Diminuição do trabalho rendista, assalariado e diarista, como, por exemplo, o dos “bóias-frias” no Brasil, devido à pouca mecanização dessas lavouras.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Além do aumento do grau de industrialização na agricultura, a produtividade deu um enorme salto com o conjunto de mudanças implementadas na agricultura, chamado de Revolução Verde. A intensidade de capital necessária para esse tipo de atividade aumentou muito, o que revela o caráter seletivo da adoção de técnicas modernas de produção. O uso de sementes selecionadas, de fertilizantes e a mecanização provocou, da mesma maneira, uma mudança nas relações de trabalho no campo, pois o perfil de profissional requisitado para tais serviços é diferente do tradicional, que demanda muito menos especialização e estudo.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário