Questões Sobre As Taxas De Natalidade Do Campo E Da Cidade - Geografia - Vestibular Tradicional
1) No Brasil houve uma queda expressiva das taxas de natalidade e fecundidade nas últimas décadas. Contribuíram para essa queda os seguintes fatores, exceto:
- A) O aumento das taxas de urbanização.
- B) Casamentos tardios, típicos das grandes cidades.
- C) Melhorias nas condições de educação, uma consequência da urbanização.
- D) Inserção da mulher no mercado de trabalho remunerado.
- E) Influência das religiões no planejamento familiar.
Alternativa correta: B) Casamentos tardios, típicos das grandes cidades.
A alternativa correta é a letra B. O aumento das taxas de urbanização (alternativa A), as melhorias nas condições de educação (alternativa C) e a inserção da mulher no mercado de trabalho remunerado (alternativa D) são fatores que contribuíram para a queda das taxas de natalidade e fecundidade no Brasil. No entanto, os casamentos tardios, mais comuns em áreas urbanas, não são um fator que contribuiu para essa queda, pois geralmente estão associados a uma menor taxa de fecundidade.
- A) O aumento das taxas de urbanização.
- B) Casamentos tardios, típicos das grandes cidades.
- C) Melhorias nas condições de educação, uma consequência da urbanização.
- D) Inserção da mulher no mercado de trabalho remunerado.
- E) Influência das religiões no planejamento familiar.
2) As mulheres do campo e das grandes cidades possuem, em geral, cotidianos distintos. Essas diferenças impactam diretamente os índices demográficos, como as taxas de fecundidade e natalidade. A esse respeito, avalie as proposições a seguir:
I) A mulher no campo realiza, além do trabalho doméstico e do cuidado com a prole, atividades como cuidar dos animais e auxiliar no cultivo e colheita de gêneros agrícolas. Embora também desempenhe diversas tarefas, seus filhos podem estar com ela durante a realização das atividades.
II) Na atualidade, as mulheres do campo e dos grandes centros urbanos têm paridade no acesso à informação sobre anticoncepção e facilidade igual de aquisição dos métodos contraceptivos.
III) A entrada da mulher no mercado de trabalho remunerado nas grandes cidades fez com que ela acumulasse tarefas que muitas vezes inviabilizam a possibilidade de ter filhos.
Assinale a alternativa correta:
- A) F, V, V
- B) V, V, F
- C) F, V, F
- D) V, V, F
- E) V, F, V
Resposta:
Letra C
A proposição I está correta, pois a mulher no campo desempenha diversas atividades, incluindo o cuidado com a prole e auxílio nas atividades agrícolas, onde seus filhos podem estar presentes.
A proposição II está incorreta, uma vez que as mulheres do campo podem enfrentar dificuldades de acesso à informação e métodos contraceptivos em comparação com as mulheres urbanas.
A proposição III está correta, pois a entrada da mulher no mercado de trabalho remunerado nas grandes cidades pode gerar uma sobrecarga de tarefas, dificultando a conciliação entre trabalho e maternidade.
3) A respeito dos fatores que contribuem para que as cidades tenham taxas de natalidade menores que as do campo, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:
I) Criar um filho na cidade, especialmente nas maiores, traz uma série de custos com saúde, educação, transporte e lazer. Esse fator tem contribuído para a diminuição da taxa de natalidade nos centros urbanos.
II) As religiões, muitas vezes, são contrárias à limitação em relação à quantidade de filhos. Essa influência não é tão efetiva nos grandes centros urbanos, mas em pequenas cidades e no espaço rural, faz-se mais presente.
III) O acesso à informação a respeito dos métodos contraceptivos e a maior facilidade na aquisição desses métodos no ambiente urbano contribuem para que as taxas de natalidade sejam reduzidas em relação ao espaço rural.
Estão corretas as alternativas:
- A) I e III.
- B) I e II.
- C) II e III.
- D) Todas as alternativas.
- E) Apenas a alternativa I.
Alternativa correta: A) I e III.
Explicação:
- I) Criar um filho na cidade, especialmente nas maiores, traz uma série de custos com saúde, educação, transporte e lazer. Esse fator tem contribuído para a diminuição da taxa de natalidade nos centros urbanos.
- II) As religiões, muitas vezes, são contrárias à limitação em relação à quantidade de filhos. Essa influência não é tão efetiva nos grandes centros urbanos, mas em pequenas cidades e no espaço rural, faz-se mais presente.
- III) O acesso à informação a respeito dos métodos contraceptivos e a maior facilidade na aquisição desses métodos no ambiente urbano contribuem para que as taxas de natalidade sejam reduzidas em relação ao espaço rural.
4) As taxas de natalidade da zona rural são distintas das apresentadas nos centros urbanos. Essa distinção é multifatorial, entretanto, possui ligação com o arranjo familiar desses espaços. A respeito dessa questão, assinale a alternativa incorreta.
- A) A função de colaboração dos filhos nas atividades do campo é um dos fatores que contribuem para uma taxa de natalidade mais alta na zona rural.
- B) Nas cidades, por conta da oferta de creches, berçários e escolas, as taxas de natalidade são mais elevadas.
- C) O nível de instrução, geralmente menor nas áreas rurais, pode ser considerado um fator preponderante para que as taxas de natalidade nesses locais sejam mais altas.
- D) O alto custo de criação dos filhos nos grandes centros e a inserção ascendente da mulher no mercado de trabalho explicam, em parte, as menores taxas de natalidade.
- E) As taxas de natalidade são mais baixas nas cidades também pelo acesso mais facilitado a métodos contraceptivos.
Alternativa Correta: B) Nas cidades, por conta da oferta de creches, berçários e escolas, as taxas de natalidade são mais elevadas.
Explicação: A alternativa B está incorreta porque, na realidade, as taxas de natalidade nos centros urbanos costumam ser inferiores às taxas apresentadas no espaço rural. Além disso, a escassez na oferta de vagas em creches e escolas de educação infantil, aliada ao alto custo, é um fator que contribui para inibir a natalidade nas cidades.