(Enem 2010) Responda sem pestanejar: que país ocupa a liderança mundial no mercado de etanol? Para alguns, a resposta óbvia é o Brasil. Afinal, o país tem o menor preço de produção do mercado, além de vastas áreas disponíveis para o plantio de matéria-prima. Outros dirão que são os EUA, donos da maior produção anual. Nos próximos anos, essa pergunta não deve gerar mais dúvida, pois a disputa não se dará em plantações de cana-de-açúcar ou nas usinas, mas nos laboratórios altamente sofisticados.
TERRA, L. Conexões: estudos de geografia geral. São Paulo: Moderna, 2009 (adaptado).
A biotecnologia propicia, entre outras coisas, a produção dos biocombustíveis, que vêm se configurando em importantes formas de energias alternativas. Que impacto possíveis pesquisas em laboratórios podem provocar na produção de etanol no Brasil e nos EUA?
- A) Aumento na utilização de novos tipos de matérias-primas para a produção do etanol, elevando a produtividade.
- B) Crescimento da produção desse combustível, causando, porém, danos graves ao meio ambiente pelo excesso de plantações de cana-de-açúcar.
- C) Estagnação no processo produtivo do etanol brasileiro, já que o país deixou de investir nesse tipo de tecnologia.
- D) Elevação nas exportações de etanol para os EUA, já que a produção interna brasileira é maior que a procura, e o produto tem qualidade superior.
- E) Aumento da fome em ambos os países, em virtude de a produção de cana-de-açúcar prejudicar a produção de alimentos.
Resposta:
Resposta:
Alternativa correta: A) Aumento na utilização de novos tipos de matérias-primas para a produção do etanol, elevando a produtividade.
O avanço da biotecnologia permite a pesquisa e utilização de novas fontes de matéria-prima para a produção de etanol, além da cana-de-açúcar tradicionalmente utilizada. Isso pode levar a um aumento na diversificação de matérias-primas, potencialmente elevando a produtividade na produção de etanol tanto no Brasil quanto nos EUA.
Deixe um comentário