Questões Sobre Capitalismo Informacional - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (UNAMA)
Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução Informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. Isso ocorre no pós-Segunda Guerra, sobretudo a partir dos anos 70 do século XX, com a expansão de empresas multinacionais e diversas tecnologias no espaço mundial.
(Adaptado de Moreira, J.C e Sene, E. Geografia do Ensino Médio, p. 174)
Sobre o assunto, é correto afirmar que
- A) nessa fase do capitalismo, os países tornam-se cada vez mais vulneráveis aos interesses das grandes corporações internacionais, fato associado à crescente circulação de capitais, mercadorias, informações e pessoas, características importantes do processo de globalização.
- B) a característica mais importante e fundamental dessa etapa do desenvolvimento capitalista é a crescente importância do conhecimento, fato que tem gerado maior interdependência entre os países e diminuído a desigualdade econômica e social entre as nações.
- C) nessa fase do capitalismo, ocorre uma verdadeira “guerra” nas bolsas de valores e mercados futuros em diversos países do mundo como também em outros setores econômicos. Este período é também caracterizado pela igualdade competitiva entre empresas de países pobres e ricos.
- D) no capitalismo globalizado, a intensificação dos fluxos comerciais no espaço mundial é intensa e harmônica. Os produtos são transportados por enormes navios, trens, caminhões e aviões, que circulam por modernas e intricadas redes que cobrem grandes extensões da superfície terrestre.
A) Correto – Nessa fase do capitalismo, os países tornam-se cada vez mais vulneráveis aos interesses das grandes corporações internacionais, devido à crescente circulação de capitais, mercadorias, informações e pessoas, características importantes do processo de globalização. Isso reflete a influência das empresas multinacionais no cenário econômico mundial, impactando a dependência dos países, especialmente os subdesenvolvidos e emergentes, em relação ao mercado consumidor e à geração de empregos.
2) Diálogo entre Mafalda e Susanita sobre a evolução tecnológica
QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Apesar de as mudanças da era tecnológica e do capitalismo informacional não atenderem as expectativas de Mafalda ao final do diálogo da tirinha acima, podemos dizer que essa etapa de desenvolvimento provoca modificações:
- A) nos padrões de consumo, reduzindo-os.
- B) na produção têxtil, diversificando-a.
- C) no mundo do trabalho, flexibilizando-o.
- D) nos padrões da moda, massificando-os.
- E) na lógica de mercado, restringindo-a.
Alternativa correta: C) no mundo do trabalho, flexibilizando-o.
Na tirinha, a expectativa da Mafalda é a emancipação da personagem Susanita, que utilizaria a evolução tecnológica para não ser apenas uma “mulher de corte e costura”. Ao final, Mafalda surpreende-se com a ideia de Susanita em comprar uma máquina de tricô.
No âmbito da era informacional do capitalismo, essa evolução tecnológica gera uma mudança na forma de produção, pois o trabalho (corte e costura, no caso) é flexibilizado pela inserção de procedimentos automáticos, como a cibernética e outros.
3) Com os avanços técnicos, o capitalismo reinventou-se e passou a viver naquilo que muitos autores consideram como a sua era informacional, marcada pela evolução tecnológica que se materializou, principalmente, nos meios de transporte e comunicação. Essa transformação gerou uma profunda modificação na forma como se produz o espaço geográfico.
O principal motor técnico e histórico que permitiu a formação do Capitalismo Informacional foi:
- A) a globalização
- B) o fim do mercado financeiro
- C) a revolução na publicidade
- D) a invenção da biotecnologia
- E) a terceira revolução industrial
Alternativa correta: letra E
O capitalismo informacional foi impulsionado pela evolução tecnológica nos meios de transporte e comunicação, que são característicos da Terceira Revolução Industrial. Essa revolução trouxe avanços significativos na área da informática e contribuiu para a transformação do modo como se produz o espaço geográfico, sendo essencial para a formação do Capitalismo Informacional.
4) (…) Estou ligado a cabo a tudo que acaba de acontecer
Propaganda é a arma do negócio
No nosso peito bate um alvo muito fácil
Mira à laser. Miragem de consumo
Latas e litros de paz teleguiada
Estou ligado a cabo a tudo que eles têm pra oferecer
O céu é só uma promessa
Eu tenho pressa, vamos nessa direção
Atrás de um sol que nos aqueça
Minha cabeça não aguenta mais.
Tu me encontrastes de mãos vazias
E eu te encontrei na contramão
Na hora exata, na encruzilhada, na highway da superinformação
Estamos tão ligados, já não temos o que temer.
GESSINGER, H; CASARIN, P. “A Promessa”. Simples de Coração, Engenheiros do Hawaii. Rio de Janeiro: BMG, 1995.
Sobre os versos apresentados na música acima e o contexto da sociedade no Capitalismo Informacional, assinale a alternativa correta:
- A) A “highway da superinformação” destacada na letra da música é uma referência implícita ao sistema fordista de superprodução industrial do capitalismo informacional.
- B) A frase “propaganda é a arma do negócio” pode ser entendida como o aumento da publicidade diante da melhoria da comunicação na era informacional.
- C) “Estamos tão ligados, já não temos o que temer” pode-se relacionar com a feição atual da era informacional, que garante uma maior segurança às pessoas.
- D) A frase “estou ligado a cabo a tudo que eles têm pra oferecer” representa a maior receptividade espontânea do público consumidor diante das inovações tecnológicas atuais.
- E) O trecho “latas e litros de paz teleguiada” referenda o fato de os avanços técnicos permitirem uma maior estabilidade internacional e a promoção da paz entre os povos.
B) Correto – A frase “propaganda é a arma do negócio” pode ser entendida como o aumento da publicidade diante da melhoria da comunicação na era informacional. Isso reflete o poder dos meios publicitários durante o capitalismo informacional, onde a comunicação tem maior influência e representatividade.