Continua após a publicidade..
(IF-BA 2012) O fascínio pelos mapas pauta a história da Cartografia, desde as primeiras representações rupestres do homem paleolítico aos sofisticados mapas digitais interativos do homem atual, refletindo em cada momento uma peculiar percepção do mundo, o domínio de diferentes técnicas de medida e representação gráfica e, principalmente, a capacidade de controle do território resultante do grau de organização de cada sociedade.
GRANELL-PÉREZ, María Del Carmen. Trabalhando Geografia com as Cartas Topográficas. 2ª edição. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2004, p.9.
O conhecimento e o domínio da Cartografia instrumentalizam a localização, orientação e representação gráfica dos fenômenos geográficos. Neste sentido, é correto afirmar:
- A) As coordenadas geográficas identificam a localização exata de qualquer ponto na superfície terrestre por serem constituídas de valores planos de longitude e latitude.
- B) As projeções cartográficas das longitudes e latitudes variam, respectivamente, entre os valores angulares de 0 a 90° (leste-oeste) e 0 a 180° (norte-sul).
- C) A evolução da Cartografia possibilitou a elaboração do sistema de fusos horários no espaço geográfico, sendo as horas crescentes no sentido leste-oeste.
- D) O domínio da técnica cartográfica define relações desiguais de poder que conformam distintas territorialidades no espaço geográfico.
- E) A complexidade do grau de organização da sociedade na era da informação impossibilita o controle do território pelo uso das geotecnologias.
Continua após a publicidade..
Resposta:
Resposta: Letra D
A Cartografia é uma ciência da representação. Assim, os mapas estão embutidos de diversos significados, sejam históricos, políticos ou culturais, que estão relacionados às relações de poder entre os diversos territórios do mundo.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário