Questões Sobre Chuva Ácida - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (Enem 2011) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).
O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência
- A) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.
- B) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.
- C) a destruição da fauna e da flora, e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.
- D) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.
- E) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.
Letra A
As consequências da chuva ácida estão ligadas ao papel da acidez da água precipitada no meio. Sendo assim, é comum durante o evento de chuva ácida a deterioração de equipamentos urbanos diversos, bem como de ambientais naturais, como a vegetação e a hidrografia.
2) (Cesmac 2015) Um homem adulto inspira, por dia, cerca de 10 mil litros de ar e consome aproximadamente 400 litros de oxigênio. Assim, o ar atmosférico precisa ser puro, ou conter o mínimo de impurezas para que não provoque danos à saúde dos seres humanos. A luta contra a poluição atmosférica deve ser constante. As afirmativas a seguir referem-se a esse tema; contudo, uma delas não corresponde à realidade. Assinale-a.
- A) A poluição atmosférica corresponde à introdução de qualquer matéria ou mesmo energia que venha alterar as propriedades dessa atmosfera, podendo afetar a saúde das espécies vivas que dependem ou têm contato com o ar atmosférico.
- B) A poluição atmosférica sobre grandes áreas urbanas, como, por exemplo, as cidades do México, de Santiago do Chile e de São Paulo, aumenta, consideravelmente, quando se instala sobre elas uma situação atmosférica de forte instabilidade do ar.
- C) A poluição do ar atmosférico não se limita exclusivamente aos locais onde é produzida, como, por exemplo, uma avenida ou um distrito industrial. Ela pode, muitas vezes, chegar a deslocar-se por longas distâncias, a partir da interferência da circulação atmosférica que desloca o ar de áreas de altas pressões para as áreas de baixas pressões.
- D) Os poluentes do ar atmosférico podem ser divididos em quatro grupos, segundo a origem: os de origem natural, os originados pelo transporte humano, os originados pela combustão, decorrentes do aquecimento urbano, e os originados pelas atividades industriais.
- E) A chuva ácida, que é um grave problema ambiental, resulta da dissolução, nas nuvens e gotas de chuva, de poluentes atmosféricos, derivados do dióxido de enxofre e do dióxido de nitrogênio. Tais gases reagem com a água, originando ácidos, como, por exemplo, o ácido sulfúrico.
Letra B
A afirmação de que a poluição atmosférica sobre grandes áreas urbanas aumenta com uma situação de forte instabilidade do ar é incorreta. Na realidade, a poluição tende a aumentar em condições de estabilidade atmosférica, quando há menos movimentação do ar e os poluentes permanecem mais concentrados próximos ao solo, afetando mais intensamente a qualidade do ar e a saúde pública.
3) (Sebrea SP 2019) A emissão de poluentes no ar causa uma série de efeitos nocivos ao homem e à natureza, dentre eles a chuva ácida, que, no Brasil, tem como principal área de ocorrência a(o):
- A) Floresta Amazônica.
- B) Caatinga.
- C) Eixo Rio-São Paulo.
- D) Pantanal.
- E) Pampa gaúcho.
Resposta:
A resposta correta é Letra C.
O eixo Rio-São Paulo é a principal zona de ocorrência de chuva ácida no Brasil, uma vez que é onde está concentrada boa parte da população e da indústria do país. Essas duas características influenciam diretamente na formação de chuvas ácidas.
4) (Univap 2017) Em janeiro de 2016, um incêndio no Porto de Santos atingiu cerca de 80 contêineres com diferentes tipos de produtos químicos. Segundo especialistas, a fumaça carregada de resíduos químicos pode provocar um fenômeno típico das regiões com alta concentração industrial. O fenômeno descrito, no texto, é denominado
- A) chuva ácida.
- B) efeito estufa.
- C) ilha de frescor.
- D) ilha de calor.
- E) inversão térmica.
Letra A
A chuva ácida é o fenômeno descrito no enunciado da questão, uma vez que ele retrata o papel dos poluentes atmosféricos na formação de chuvas com elevado teor de acidez.
5) Em relação à saúde da população, a chuva ácida causa impactos como
- A) proliferação de bactéricas e doenças virulentas.
- B) contaminação da água e problemas respiratórios.
- C) alteração da vegetação e insuficiências renais.
- D) emissão de gases tóxicos e aumento de cânceres.
- E) modificação dos alimentos e doenças cardíacas.
Resposta:
Letra B
A chuva ácida causa impactos como a contaminação da água e problemas respiratórios. Ela pode resultar na deterioração da qualidade da água potável disponível para a população e no agravamento de doenças respiratórias em indivíduos expostos a esses poluentes.
6) Assinale a alternativa que apresenta zonas de ocorrência de chuva ácida tradicionais no mundo:
- A) América do Norte e Europa.
- B) América do Norte e África.
- C) Oriente Médio e Europa.
- D) Sudeste Asiático e Oceania.
- E) Amazônia e América Central.
Alternativa Correta: A) América do Norte e Europa.
A América do Norte e a Europa são zonas do planeta com grandes aglomerações populacionais e forte presença de indústrias altamente poluentes. Sendo assim, são regiões onde a ocorrência de chuvas ácidas é comum.
7) A chuva ácida é considerada um problema ambiental. Uma ação humana que pode desencadear a ocorrência de chuvas ácidas é a
- A) exploração de minerais.
- B) remoção da vegetação.
- C) predação de animais.
- D) produção de alimentos.
- E) ocorrência de queimadas.
Resposta:
Letra E
A ocorrência de queimadas, por meio da liberação de poluentes atmosféricos, contribui de forma ativa para a ocorrência de chuva ácida. Esse fenômeno é comum em regiões que registram alto volume de queimadas.
8) No meio rural, os principais impactos relativos à chuva ácida estão atrelados à
- A) destruição de boa parte das plantações.
- B) elevação do nível freático no subsolo.
- C) acentuação do processo de erosão.
- D) remoção dos agrotóxicos das plantas.
- E) compactação das estruturas geológicas.
Resposta:
- A) destruição de boa parte das plantações.
A chuva ácida, no meio rural, provoca grandes impactos nas espécies vegetais e animais. Um exemplo desse cenário é a destruição de plantações em razão do alto teor de acidez presente na água precipitada.
9) Uma consequência das chuvas ácidas no meio urbano é a
- A) alteração do fluxo dos cursos de água urbanos.
- B) supressão da vegetação nativa das encostas locais.
- C) modificação das planícies dos rios das cidades.
- D) acentuação da temperatura em partes das cidades.
- E) corrosão de estruturas dos equipamentos urbanos.
- Alternativa Correta: E) corrosão de estruturas dos equipamentos urbanos.
A acidez da água da chuva precipitada provoca vários impactos nos elementos naturais e humanos. A corrosão de estruturas urbanas, como edifícios e monumentos, é uma consequência desse fenômeno.
10) Assinale um centro urbano brasileiro que ficou conhecido no final do século XX pela recorrência de chuvas ácidas no seu território:
- A) Cuiabá (Mato Grosso).
- B) Teresina (Piauí).
- C) Cubatão (São Paulo).
- D) Catalão (Goiás).
- E) Manaus (Amazonas).
Letra C
A cidade de Cubatão, localizada no litoral do estado de São Paulo, tornou-se conhecida no final do século XX pela recorrência de chuvas ácidas em seu território. Esse fenômeno era resultado direto da intensa atividade industrial na região. Cubatão abrigava um grande número de indústrias altamente poluentes, o que contribuía significativamente para a emissão de poluentes atmosféricos, responsáveis pela formação de chuvas ácidas. Esses poluentes, ao reagirem com a umidade atmosférica, formavam ácidos que precipitavam sob a forma de chuva, causando danos ao meio ambiente e à saúde pública.