Continua após a publicidade..
(UFU-2013/2)
Esquema do ciclo das rochas
Disponível em: <http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37> Acesso: 10 fev. 2013.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra, dentre elas,
- A) a chegada do magma quente à superfície, representada na figura pelo vulcanismo, cuja solidificação forma, de maneira lenta, o granito, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
- B) o intemperismo que, juntamente com os processos erosivos representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na superfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
- C) as rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o basalto, conhecido popularmente como brita.
- D) as rochas sedimentares são formadas no vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas
Resposta:
Letra B
O intemperismo e a erosão fazem parte dos processos formadores das rochas sedimentares. Esses processos atuam na fragmentação e transporte de materiais rochosos, que posteriormente são depositados em camadas, formando as rochas sedimentares.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário