Durante sua visita a Londres, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, ironizou as críticas dos ingleses sobre as condições climáticas de Manaus, onde a seleção da Inglaterra vai jogar contra a Itália em sua estreia na Copa, no dia 14 de junho. Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (18), Rebelo rebateu as críticas do treinador da equipe usando bom humor e dados históricos […].
“A cidade fica no meio da selva amazônica e as temperaturas e umidade são muito altas, bem acima do que em qualquer outra região do país”, afirmou na época. Durante o inverno na região, a umidade do ar pode chegar a 80%, o que preocupa as equipes.
O ministro Rebelo lembrou que o clima amazônico não é totalmente estranho aos ingleses, já que durante o Império Britânico eles chegaram a controlar até a região onde está a Guiana, hoje um país independente. Esse histórico irá contribuir para o período de adaptação dos jogadores e comissão técnica, na opinião do ministro brasileiro. “É um clima tropical que os súditos da Rainha já conheceram durante o Império e onde o sol nunca se põe”, disse Rebelo.
(PORTAL RFI, 19/03/2014. Disponível em: http://www.portugues.rfi.fr).
O texto acima revela uma polêmica envolvendo a realização da Copa do Mundo na cidade de Manaus, que foi criticada por seleções estrangeiras em função de suas condições climáticas. Um dos principais pontos apontados é a questão da umidade do ar, que tem como consequência as transformações atmosféricas apontadas a seguir, EXCETO:
a) temperaturas elevadas
- A) temperaturas elevadas
- B) baixa amplitude térmica
- C) aumento da sensação térmica corporal
- D) interrupção prolongada do regime de chuvas
- E) aumento da pressão atmosférica
Resposta:
D) interrupção prolongada do regime de chuvas
Explicação:A elevada umidade da Amazônia contribui para o aumento das temperaturas e da sensação térmica, uma vez que a água presente no ar em forma de vapor contribui para uma maior retenção do calor. Esse mesmo mecanismo corrobora para as baixas amplitudes térmicas (variações nas temperaturas) e também para o aumento da pressão atmosférica.
Altos índices de umidade, no entanto, não necessariamente provocam a interrupção dos índices de chuva, ao contrário do que indica a letra D.
Deixe um comentário