Questões Sobre Crescimento Vegetativo - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (UEFS) Sobre a dinâmica do espaço populacional, pode-se afirmar:
- A) as variáveis responsáveis pelo crescimento demográfico nos países subdesenvolvidos modificaram-se no início do século XIX, o que contribuiu para o declínio da natalidade.
- B) o final desta década registra acentuado aumento da mortalidade entre os idosos dos países desenvolvidos da Europa, tendo como consequências enormes encargos para a previdência social e aumento da natalidade.
- C) o crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes, em determinado período (geralmente um ano).
- D) as migrações internacionais são importantes para calcular o crescimento da população mundial, porém não são consideradas no crescimento ou no declínio da população de cada país.
- E) o crescimento contínuo da produção de alimentos tem contribuído para aumentar a qualidade de vida dos povos ao sul do Saara e para diminuir as taxas de mortalidade.
Resposta:
Alternativa correta: C
O crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes, em determinado período (geralmente um ano). Essa taxa é fundamental para compreender a dinâmica do espaço populacional e permite análises comparativas entre diferentes populações, bem como a avaliação de sua evolução ao longo do tempo.
2) (UEFS) Sobre estrutura da população mundial e brasileira, pode-se afirmar:
- A) a velhice demográfica é uma característica dos países da África e da América Latina.
- B) a pirâmide etária dos países subdesenvolvidos costuma apresentar uma base bem mais estreita e um ápice bem mais largo do que a dos países desenvolvidos.
- C) o grau de instrução varia entre a população de vários países, todavia ele não interfere no crescimento demográfico nem na expectativa de vida da população.
- D) a pirâmide etária resulta da interação de dois elementos básicos, que são o crescimento vegetativo e a expectativa média de vida.
- E) a transição demográfica é uma característica dos países centrais, devido à implantação de políticas antinatalistas.
3) (Uneb – 2017) Mudanças no perfil demográfico ocorreram no período pós-Segunda Guerra Mundial, em todo o mundo, ocasionadas pelo aumento do crescimento vegetativo dos países. Considerando-se a informação e os conhecimentos sobre o crescimento demográfico mundial no período supracitado, é correto afirmar que as causas dessa mudança no comportamento vegetativo dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos são, respectivamente,
- A) aumento da expectativa de vida / aumento da fecundidade.
- B) redução da taxa de mortalidade / aumento da longevidade.
- C) aumento da taxa da natalidade / redução da taxa de mortalidade infantil.
- D) imigração / aumento da taxa de mortalidade.
- E) rápido envelhecimento da população / imigração.
Alternativa correta:
- A) aumento da expectativa de vida / aumento da fecundidade.
- B) redução da taxa de mortalidade / aumento da longevidade.
- C) aumento da taxa da natalidade / redução da taxa de mortalidade infantil.
- D) imigração / aumento da taxa de mortalidade.
- E) rápido envelhecimento da população / imigração.
Explicação:
O crescimento vegetativo nos países subdesenvolvidos é marcado por uma alta taxa de natalidade, o que leva ao aumento da população. Já nos países desenvolvidos, apesar da baixa taxa de natalidade, observa-se uma redução na mortalidade infantil, contribuindo para um crescimento populacional mais estável através da manutenção da população existente.
4) (Unicentro – 2019) O envelhecimento da população é um forte processo constatado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Como consequência do aumento do número de idosos no país, ocorrem:
- A) aumento da taxa de natalidade e redução da expectativa média de vida.
- B) redução das taxas de natalidade e aumento da expectativa média de vida.
- C) menor crescimento vegetativo e aumento da taxa de mortalidade.
- D) menor expectativa de vida e redução das taxas de natalidade.
- E) menor expectativa de vida e maior crescimento vegetativo.
Letra B
A alternativa correta é a letra B. O aumento do número de idosos no país é consequência da redução das taxas de natalidade e do aumento da expectativa média de vida. Quando a taxa de natalidade diminui, há menos nascimentos, o que contribui para um envelhecimento da população. Além disso, o aumento da expectativa de vida significa que as pessoas estão vivendo mais tempo, resultando em um aumento na proporção de idosos na população total. Esses fatores influenciam o crescimento vegetativo, que é afetado tanto pela natalidade quanto pela mortalidade.
5) Um dos indicadores relacionados ao crescimento vegetativo é a natalidade. Atualmente, esse indicador é marcado pela
- A) elevação do número de mortes de crianças.
- B) diminuição do número de filhos por mulher.
- C) atenuação da desigualdade de renda local.
- D) retração da qualidade de vida das mulheres.
- E) promoção de políticas de controle natalista.
LETRA B
A natalidade vem apresentando queda constante ao longo dos últimos anos em nível mundial. Esse cenário reflete a diminuição do número de filhos por mulher devido a questões culturais, sociais e, principalmente, econômicas.
6) O crescimento vegetativo é influenciado por diversos fatores, com destaque para o
- A) incremento da desigualdade de renda local.
- B) fomento de ações de controle natalista.
- C) desenvolvimento econômico da sociedade.
- D) crescimento da homogeneização cultural.
- E) aumento das políticas privadas em saúde.
Resposta: Letra C
O crescimento vegetativo é diretamente influenciado pelas questões econômicas. A inserção das mulheres no mercado de trabalho e o aumento do custo de vida, por exemplo, implicaram a queda da taxa de natalidade e, consequentemente, o crescimento vegetativo em nível mundial.
7) O crescimento vegetativo é um dos tipos de crescimento populacional. O outro tipo de crescimento da população é chamado corretamente de
- A) igualitário.
- B) relativo.
- C) totalitário.
- D) absoluto.
- E) secundário.
Resposta:
- D) absoluto.
Explicação: O crescimento absoluto de uma população envolve, além da taxa de crescimento vegetativo, o movimento migratório de uma população. Portanto, ele apresenta um cenário mais complexo do crescimento populacional.
8) Uma consequência do cenário de aumento da fecundidade está ligada à
- A) elevação do contingente populacional em idade ativa.
- B) ascensão dos indicadores de mortalidade infantil.
- C) construção de ações para distribuição de renda.
- D) diminuição dos indicadores de renda da população.
- E) promoção de políticas locais de controle da natalidade.
LETRA A
O aumento da fecundidade resulta no crescimento da população, o que, por sua vez, reforça o contingente em idade ativa, ou seja, que está em idade de trabalho.
9) O crescimento vegetativo é um elemento importante para o entendimento do aumento da população. Esse cenário é mais forte em
- A) países emergentes, com distribuição igualitária de renda.
- B) países desenvolvidos, com grande desigualdade social.
- C) países desenvolvidos, com elevado índice de renda.
- D) países subdesenvolvidos, com alta taxa de natalidade.
- E) países subdesenvolvidos, que possuem baixa mortalidade.
LETRA D
O crescimento vegetativo é mais forte em países subdesenvolvidos devido à alta taxa de natalidade. Nestes países, os índices de nascimentos são significativamente superiores aos de nações desenvolvidas, que já passaram pela transição demográfica.
10) A taxa de natalidade indica o número de nascidos vivos. Esse indicador está diretamente atrelado à
- A) elevação dos impostos voltados para investimentos públicos.
- B) promoção de condições satisfatórias de saúde para a população.
- C) atenuação do investimento em estruturas de saneamento básico.
- D) construção de políticas públicas higienistas de cunho sanitarista.
- E) retração da ação estatal no desenho de projetos de esgotamento.
Letra B
A alternativa correta é a letra B. A taxa de natalidade está diretamente relacionada à promoção de condições satisfatórias de saúde para a população. Quando há melhorias nas condições de saúde, especialmente no acesso a políticas públicas como acompanhamento pré-natal, há uma tendência de diminuição da taxa de mortalidade infantil. Isso, por sua vez, contribui para o aumento do crescimento populacional através da natalidade, já que mais bebês sobrevivem e a taxa de nascimentos vivos tende a aumentar.