(UFT) Leia o texto abaixo:
“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória. Memória que é a de um espaço e de um tempo, memória no interior da qual vivemos, como uma ilha entre dois mares: um que dizemos passado, outro que dizemos futuro. Podemos navegar no mar do passado próximo graças à memória pessoal que conservou a lembrança das suas rotas, mas para navegar no mar do passado remoto teremos de usar as memórias que o tempo acumulou, as memórias de um espaço continuamente transformado, tão fugidio como o próprio tempo.”
Fonte: http://caderno.josesaramago.org/ acessado em 19 de Setembro de 2011.
No texto José Saramago estabelece um diálogo entre Literatura, História e Geografia e traz elementos que ajudam a caracterizar o espaço geográfico. Sobre o espaço geográfico, é CORRETO afirmar que é
- A) constituído de rugosidades que revelam as marcas da passagem do tempo histórico impregnado na paisagem.
- B) produzido da memória das coisas criadas no transcorrer do tempo histórico.
- C) revelado pela memória do tempo histórico na medida em que o passado se manifesta na paisagem.
- D) continuamente transformado pela ação do tempo pela produção de novas memórias.
- E) um conjunto de elementos que transitam entre o passado e o futuro manifestado pelas memórias pessoais.
Resposta:
Letra C
O espaço geográfico é revelado pela memória do tempo histórico na medida em que o passado se manifesta na paisagem. José Saramago estabelece uma relação entre espaço, tempo e memória, evidenciando como o espaço geográfico é marcado pela passagem do tempo e pela acumulação de memórias, que se materializam na paisagem.
Deixe um comentário