Continua após a publicidade..
O Estado religioso é um conceito oposto ao de Estado laico. Sobre a definição de Estado religioso, estão corretas as proposições a seguir, exceto:
- A) O Estado religioso, quando se efetiva de forma orgânica, manifesta-se como um quarto poder e com autoridade para aprovar ou rejeitar leis que desrespeitem o credo institucionalizado.
- B) Um exemplo atual de Estado religioso ocorreu no Afeganistão, país que viveu sob o comando do Talibã. Esse grupo estabeleceu leis civis que regulamentavam hábitos e costumes da população de acordo com princípios religiosos e cuja desobediência era punida pelo Estado.
- C) Na atualidade, ainda são encontrados Estados com caráter confessional em alguns países, especialmente no mundo islâmico, mas também em países da África e Ásia.
- D) Se um Estado não adota uma religião como oficial e não possui em sua estrutura formal mecanismos ligados a um culto específico, esse mesmo Estado não pode ser considerado como uma instituição que sofre influência religiosa.
- E) O Estado confessional ou religioso pode manifestar-se por meio da interferência subjetiva, em que um grupo ou instituição religiosa possui poder nas decisões do Estado, sem que este tenha participação formal na estrutura estatal.
Resposta:
Resposta:
Alternativa correta:
- Letra D
A letra D está incorreta, pois a influência religiosa no Estado pode ocorrer de maneira subjetiva, quando um grupo ligado a uma crença ou instituição religiosa interfere de maneira não orgânica nas decisões estatais. Essa interferência ocorre para garantir os interesses e a perpetuação ou conversão da legislação de acordo com a crença religiosa do grupo de influência.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário