Continua após a publicidade..
“A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção.”
Fonte: Instituto Socioambiental, especial Belo Monte. (www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp). Acesso em13/04/10.
Sobre essa polêmica, assinale a alternativa correta:
- A) A Usina de Belo Monte foi projetada para suprir a demanda energética do Pará, em expansão devido ao crescimento dos polos mineral, metalúrgico e químico do estado.
- B) A Usina de Belo Monte será construída nas proximidades de Altamira (P
- C) e seu entorno foi previamente desmatado, de forma a minimizar o impacto ambiental do empreendimento.
- D) A Usina de Belo Monte foi projetada para ser a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, com 11 mil MW de potência instalada; porém a produção de energia deverá sofrer grandes oscilações, com picos no período das chuvas.
- E) As usinas hidrelétricas instaladas nos rios amazônicos, tais como o Xingu, geram cerca de 30% da eletricidade transmitida pelo Sistema Elétrico Nacional (SI
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Além das discussões acerca do impacto ambiental e das consequências para a população indígena dessa região, também se discute a viabilidade da produção energética do rio. Isso ocorre porque no período de maior volume do rio a produção ultrapassaria os 10000 mW, representando a terceira maior usina do mundo, atras de Itaipu (Brasil/Paraguai) e de Três Gargantas (China). Entretanto no período de estiagem se projeta uma produção de menos de 1000 mW. Por isso é tão polêmica essa usina.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário