Continua após a publicidade..
Atualmente, na obtenção de energia, o Brasil, pelo menos no caso do petróleo, não pode ser encarado como um país de sorte, pois, além de as reservas desse recurso serem relativamente escassas em seu território, elas se localizam em áreas de dispendiosa operacionalidade.
(Geografia – Módulo 5 – Médice e Almeid
- A) as maiores reservas brasileiras de petróleo se concentram na plataforma continental, o que determina que a sua exploração seja bastante onerosa.
- B) a produção de petróleo em terra, no território brasileiro, demanda uma tecnologia que o país ainda não conseguiu desenvolver.
- C) apesar da escassez das reservas petrolíferas, o país consegue a sua auto-suficiência através da Braspetro, subsidiária da Petrobras, que atua em várias partes do mundo.
- D) as recentes descobertas de grandes jazidas, na Amazônia e no Pantanal, encarecem o produto final, em virtude da grande distância com os mercados consumidores.
- E) a concorrência na produção com as grandes petrolíferas (As Sete Irmãs) e com a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) inibe a auto-suficiência.
Resposta:
A alternativa correta é letra A
A questão é anterior ao anúncio da descoberta das grandes reservas na plataforma continental brasileira (do pré-sal) em 2008, fato evidenciado pela pronunciada escassez do recurso. Assim, as maiores reservas brasileiras se localizam em sua plataforma continental, como indica o campo Lula (ex Tupi). Os custos de extração de petróleo em águas profundas são muito maiores que os de jazidas em terra, o que faz com que a exploração brasileira seja onerosa. Isso acontece pois quanto maior a profundidade, maior a pressão e temperatura das rochas, o que exige equipamentos mais sofisticados. Além disso, a presença de uma lâmina de água (o oceano) também gera maiores custos.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário