Continua após a publicidade..
Com base nas notícias amplamente veiculadas pela mídia acerca do pré-sal, assinale a única alternativa que não traz aspectos relevantes relacionados a esse tema.
- A) Discute-se sobre uma divisão equitativa dos lucros advindos da exploração do petróleo do pré-sal entre todos os estados da federação e não apenas entre os estados produtores.
- B) Discute-se sobre um novo marco regulatório que permita a exploração do petróleo em parceria com empresas estrangeiras, mas que mantenha a hegemonia do Estado brasileiro por meio de uma nova empresa estatal.
- C) Questiona-se se os países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aceitarão o Brasil como novo membro, já que o país pretende ser um exportador de petróleo bruto, mas ainda não o explora suficientemente para integrar a Organização.
- D) Argumenta-se a favor da destinação dos lucros advindos da exploração do petróleo do pré-sal, com ênfase em programas sociais e ambientais.
- E) Questiona-se se a euforia do petróleo do pré-sal poderá enfraquecer o desenvolvimento dos biocombustíveis e de outras fontes alternativas.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Em nenhum momento chegou-se a cogitar o ingresso na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), como informa a alternativa c). Entretanto ocorrem discussões acerca dos royalties do petróleo e de como eles serão distribuidos entre os Estados. Se discute como será extraído, se será privatizado e a hegemonia será nacional. Outro ponto de bastante discussão é a destinação dos recursos do pré-sal e a discussão sobre a diminuição dos investimentos em outras fontes de energia, renováveis.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário