Continua após a publicidade..
Em 2006, o consumo de combustíveis no Brasil foi aproximadamente quatro vezes maior de gasolina(24.007.633 m³) do que de álcool (6.186.553 m³). Estudo da Fundação Getúlio Vargas revela que, antes de 2010, o consumo mensal de álcool nos postos ultrapassará o da gasolina. Com isto, há previsões de aumento da produção canavieira na maioria dos estados, conforme o gráfico.
BRASIL: AUMENTO DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR, POR ESTADO, NA SAFRA 2007/2008, EM PORCENTAGEM.


(CONAB, 2007. Adaptado.)
Assinale a alternativa que indica o significado desta mudança na matriz de combustíveis, as três regiões brasileiras, em ordem decrescente, onde há previsão de maiores aumentos de produção e o fator que explica os pequenos percentuais de aumento atribuídos aos estados de Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
- A) Inversão; Nordeste, Norte e Centro-Oeste; áreas tradicionalmente grandes produtoras.
- B) Manutenção; Nordeste, Centro-Oeste e Norte; falta de estímulo oficial e de crédito agrícola.
- C) Conservação; Sul, Sudeste e Centro-Oeste; escassez de mão-de-obra e de infraestrutura.
- D) Alteração; Norte, Sul e Sudeste; áreas tradicional - mente com pequena produção.
- E) Adaptação; Centro-Oeste, Nordeste e Norte; gastos elevados com adubos e fertilizantes químicos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A
Pela interpretação da questão nota-se uma clara tendência de inversão no consumo entre gasolina e álcool. Os estados da região Nordeste seguidos pelos da Região Norte e Centro-Oeste são os que demonstram maior previsão de aumento. Os estados de Alagoas, Pernambuco e São Paulo são tradicionais produtores de cana. Como a base de referência para a taxa de crescimento da produção já era alta, observa-se um menor crescimento relativo, porém se fossem analisados em termos absolutos poderiam ser os valores mais expressivos.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário