Continua após a publicidade..
O gráfico abaixo exibe a distribuição percentual do consumo de energia mundial por tipo de fonte.

Statistical Review of World Energy, 2012
Com base no gráfico e em seus conhecimentos, identifique, na escala mundial, a afirmação correta.
- A) A queda no consumo de petróleo, após a década de 1970, é devida à acentuada diminuição de sua utilização no setor aeroviário e, também, à sua substituição pela energia das marés.
- B) O aumento relativo do consumo de carvão mineral, a partir da década de 2000, está relacionado ao fato de China e Índia estarem entre os grandes produtores e consumidores de carvão mineral, produto que esses países utilizam em sua crescente industrialização.
- C) A participação da hidreletricidade se manteve constante, em todo o período, em função da regulamentação ambiental proposta pela ONU, que proíbe a implantação de novas usinas.
- D) O aumento da participação das fontes renováveis de energia, após a década de 1980, explica-se pelo crescente aproveitamento de energia solar, proposto nos planos governamentais, em países desenvolvidos de alta latitude.
- E) O aumento do consumo do gás natural, ao longo de todo o período coberto pelo gráfico, é explicado por sua utilização crescente nos meios de transportes, conforme estabelecido no Protocolo de Cartagena.
Resposta:
A alternativa correta é letra B
É possível observar no gráfico que a partir dos anos 2000 houve um aumento relativo do consumo de carvão mineral. Isso deveu-se à grande utilização deste produto como matriz energética pelos países China e Índia, os quais são integrantes dos BRICS e estão entre as economias mais crescentes do mundo. Esses dois países passaram por um intenso processo de industrialização, acompanhado de urbanização, auxiliando em seus processos de crescimento econômico. Além da crescente economia, essas regiões utilizam o carvão mineral porque o possuem em seus territórios em grandes quantidades. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário