Continua após a publicidade..
O gráfico compara as diferentes matrizes de oferta de energia no Brasil, nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no mundo. Analise-o e, em seguida, considere as quatro afirmações seguintes.

*tep: tonelada equivalente de petróleo
(Ministério das Minas e Energia. Energia 2007. Resultados
Preliminares. Disponível em www.mme.gov.br/. Acessado em
31.07.2008.)
I. A participação das fontes de energia renováveis representa cerca de pouco mais de 12% no mundo. Já no Brasil, elas representam pouco menos que a metade da oferta de energia.
II. Parte considerável da biomassa consumida no Brasil destina-se ao setor de transportes. Esse consumo deve ser ampliado nos próximos anos, com a substituição de parte do diesel proveniente do petróleo por biocombustíveis.
III. A queima do petróleo e do carvão mineral apresenta menores emissões de gases estufa do que a queima de biomassa e gás natural, demonstrando que os países da OCDE estão mais próximos de cumprir as metas do Protocolo de Kyoto.
IV. Há um forte desequilíbrio no consumo de energia, visto que os 30 países membros da OCDE, considerados ricos, consomem quase metade dos recursos energéticos mundiais.
A análise do gráfico e seus conhecimentos sobre o tema permitem afirmar que estão corretas as afirmações:
- A) I, II, III e IV.
- B) I, II e III, apenas.
- C) I, II e IV, apenas.
- D) I e III, apenas.
- E) II e IV, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Analisando o presente gráfico e comparado os dados oferecidos, podemos destacar que os combustíveis renováveis representam pouco mais de 12% na oferta de energia do mundo, sendo menos da metade no Brasil. Percebemos que no Brasil o consumo de biomassa é bem mais elevado do que nos outros comparados, isso porque há um grande consumo no setor de transportes no país.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário