Continua após a publicidade..
O petróleo não é uma matéria-prima renovável e precisou de milhões de anos para sua criação. A maioria dos poços encontra-se no Oriente Médio, na antiga União Soviética e nos EUA. Sua importância aumentou desde meados do século XIX, quando era usado na indústria e hoje é um dos grandes fatores de conflitos no Oriente Médio.
Aponte as três primeiras grandes crises do petróleo nos últimos anos.
- A) A primeira foi em 1973, quando os EUA tentaram invadir Israel para dominar os poços petrolíferos desse país; a segunda foi em 1979, quando foi criado o Estado da Palestina e eclodiu o conflito com a Arábia Saudita; a terceira foi em 1991, quando começou a guerra do Iraque.
- B) A primeira foi em 1973, quando houve uma crise de produção no Oriente Médio, levando ao aumento do preço dos barris de petróleo no mundo todo; a segunda foi em 1979, quando o Kuwait se recusou a vender petróleo para os EUA; a terceira foi em 1991, quando começou a guerra dos EUA contra o Afeganistão.
- C) A primeira foi em 1973, devido ao conflito árabe-israelense; a segunda em 1979, quando os árabes diminuíram a produção de barris; a terceira em 1991, que acabou gerando a Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait.
- D) A primeira foi em 1973, quando o Iraque invadiu a Palestina; a segunda foi em 1979, período de baixa produção de petróleo no Oriente Médio; a terceira foi em 1991, devido à Guerra do Golfo.
- E) A primeira foi em 1973, quando vários países do mundo exigiram a fundação da OPEP para controlar os preços dos barris de petróleo; a segunda foi em 1979, quando se deu o conflito árabe-israelense; a terceira foi em 1991, quando teve início a guerra da Palestina.
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Em 1973: Países árabes elevam preço do Petróleo, através da OPEP, em represália ao apoio ocidental a Israel.
Em 1979: com a crise política que se instaurava no Irã e a Guerra Irã-Iraque, o setor produtivo sofreu grande desorganização, inflacionando todos os preços do país. A OPEP, diante da conjuntura, provocou alta nos preços e redução da produção.
Em 1991: Iraque invade Kuwait, um dos principais produtores de petróleo do mundo. Ocasiona-se a Guerra do Golfo, que envolveu outros países, inclusive os EUA. Os iraquianos são expulsos mas incendeiam vários poços de petróleo, aprofundando a nova crise.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário